Pular para o conteúdo principal

Gestação prolongada é depois das 39 semanas?

Muitas dúvidas começam nos coçar no fim da gestação. Medo e anciedade dormem e acordam com a gente. Um dos medos é " E se passar da hora?". Então vamos começar tentando dar uma pincelada de forma simples o que é gestação prolongada.



Quanto tempo dura uma gestação?

42 semanas. A DPP (Data provável de parto) é uma estimativa até 40 semanas. DATA PROVÁVEL, uma estimativa. Mas o esperado de uma gestação humana tranquila, de baixo risco é até 42 semanas. 9 meses completos, ou 10 meses lunares.

Cheguei nas 39 semanas. O bebê está pronto?

Nem sempre. Se ele estiver pronto vai iniciar o trabalho de parto. O pulmão do bebê é um dos últimos órgãos a ficar pronto, quando ele está amadurecido o trabalho de parto inicia.

Cheguei nas 40 semanas e nada de entrar em trabalho de parto. É normal?

Sim. Relaxa, respiraaaa.

Como falado acima a gestação de baixo risco pode ir até 42 semanas, e pode ir até mais também! Vejam mais abaixo.

Então mamães gestantes, o trabalho de parto não tem obrigatoriedade de inciar na DPP, ele pode começar antes e pode começar depois.
Até porque existe muito erro nessas contas, se você contar a partir do último dia da mentruação é quase certeiro. Mas pela ultrassom eu já vi erro de 4 semanas! Isso mesmo! 1 mês! E mesmo pela mentruação, tem mulher que não lembra direito a data. Então pode haver muita confusão.

O melhor mesmo é esperar pelo trabalho de parto. Mesmo que você não queira parir e queira uma cesárea.

Vejam esse artigo do Obstetra Dr. Brauzio Zorzella: Quem inicia o trabalho de parto? que explica como inicia o trabalho de parto quando o bebê está pronto.

Ah mas meu Obstetra disse que com 39 semanas o bebê está pronto e já pode agendar a cesárea.

Eu aconselharia a fugir dele. As possibilidades do bebê precisar de UTI são enormes. Por experiência minha em três gestações que acompanhei de amigas, 2 delas o bebê ficou 3 dias na UTI por insuficiência respiratória, a outra a bebê nasceu de baixo peso e baixa estatura. 2 delas tiveram amamentação prejudicada pois o bebê não estava pronto. Isso falando de experiência própria, mas estatísticas são relativamente identicas.

Uma amiga recente que tivemos o prazer de doula-la virtualmente rs. Ela morava longe e somos amigas, fiz o máximo que pude enquanto ela estava na fase latente do parto. Foi incrível. Ela pariu em uma casa de parto com obstetra humanizada. Ela estava de 42 semanas. No capurro ( série de observações que verifica a idade gestacional real) deu que a gestação tinha apenas 37 semanas e alguns dias! Se ela tivesse com um médico não humanizado, e feito cesárea com 39 semanas, o bebê teria nascido prematuro de apenas 34 semanas!

Gestação prolongada então, quando começa a contar?

Após 42 semanas.

Como assim? A gestação pode ir além das 42?

Sim. Pode, mas após as 42 semanas há preocupações como insuficiência placentária. Mas não sei esclarecer assim como os links abaixo podem fazer.

Veja mais aqui. E aqui: Até quando esperar? do Dr. Brauzio.

[...]dos 25 bebês que passam das 42 semanas normalmente, 16 chegam às 43 semanas e um chega às 44 semanas. E nesse ponto nos deparamos com um dos grandes objetivos do pré-natal: acompanhar a gestante de perto para avaliar o estado de saúde da mãe e do bebê, e assim esperar com tranquilidade e segurança. Evitando cesáreas desnecessárias.[...]

Texto retirado do post do Dr. Brauzio: Até quando esperar?

Então relaxem, respirem, curtam o barrigão que pode estar difícil de curtir agora no final rs. Mas quando o bebê nascer, você será outra mulher, será uma mãe. Uma mãe e nunca mais estará sosinha, nunca mais será mãe de apenas um, ou de dois. Mas será de um, dois, três ou mais filhos. Logo logo chega uma das partes mais difícieis, amamentação e puerpério. Então, relaxaaaa rs. 

Vejam esse post sobre puerério do nosso blog:

Beijões, uma boa hora para você e seu bebê, e desejo uma lua de leite maravilhosa para vocês.

Aline Viana
Doula.

Comentários

  1. Bem interessante o texto :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafa. Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, não sabia que tinha gestação que chega até as 44 semanas.
    adorei ler esse post, acho que se eu estivesse gravida e chegasse as 39 semanas e nada do bebe nascer, já ia me dar um treco haha.
    Também não sabia que o pulmão é o ultimo orgão a ficar pronto, acho que antes de ter um filho eu ainda tenho muito pra aprender.

    estou dando uma olhadinha no seu blog, não sou mãe ainda, mas como o meu sonho é ter um filho(A) já estou seguindo seu blog pra ir acompanhando :)

    beijos

    maisumbeijo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, que relato lindo. A melhor coisa que você pode fazer é se informar mesmo de tudo que puder da maternidade. Algumas coisas serão inusitadas, pois cada familia/ gestação/parto/filho são diferentes, mas algumas coisas são semelhantes. Se informar, emponderar é essencial.
      Obrigada pela Visita.
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...