Pular para o conteúdo principal

Gestação prolongada é depois das 39 semanas?

Muitas dúvidas começam nos coçar no fim da gestação. Medo e anciedade dormem e acordam com a gente. Um dos medos é " E se passar da hora?". Então vamos começar tentando dar uma pincelada de forma simples o que é gestação prolongada.



Quanto tempo dura uma gestação?

42 semanas. A DPP (Data provável de parto) é uma estimativa até 40 semanas. DATA PROVÁVEL, uma estimativa. Mas o esperado de uma gestação humana tranquila, de baixo risco é até 42 semanas. 9 meses completos, ou 10 meses lunares.

Cheguei nas 39 semanas. O bebê está pronto?

Nem sempre. Se ele estiver pronto vai iniciar o trabalho de parto. O pulmão do bebê é um dos últimos órgãos a ficar pronto, quando ele está amadurecido o trabalho de parto inicia.

Cheguei nas 40 semanas e nada de entrar em trabalho de parto. É normal?

Sim. Relaxa, respiraaaa.

Como falado acima a gestação de baixo risco pode ir até 42 semanas, e pode ir até mais também! Vejam mais abaixo.

Então mamães gestantes, o trabalho de parto não tem obrigatoriedade de inciar na DPP, ele pode começar antes e pode começar depois.
Até porque existe muito erro nessas contas, se você contar a partir do último dia da mentruação é quase certeiro. Mas pela ultrassom eu já vi erro de 4 semanas! Isso mesmo! 1 mês! E mesmo pela mentruação, tem mulher que não lembra direito a data. Então pode haver muita confusão.

O melhor mesmo é esperar pelo trabalho de parto. Mesmo que você não queira parir e queira uma cesárea.

Vejam esse artigo do Obstetra Dr. Brauzio Zorzella: Quem inicia o trabalho de parto? que explica como inicia o trabalho de parto quando o bebê está pronto.

Ah mas meu Obstetra disse que com 39 semanas o bebê está pronto e já pode agendar a cesárea.

Eu aconselharia a fugir dele. As possibilidades do bebê precisar de UTI são enormes. Por experiência minha em três gestações que acompanhei de amigas, 2 delas o bebê ficou 3 dias na UTI por insuficiência respiratória, a outra a bebê nasceu de baixo peso e baixa estatura. 2 delas tiveram amamentação prejudicada pois o bebê não estava pronto. Isso falando de experiência própria, mas estatísticas são relativamente identicas.

Uma amiga recente que tivemos o prazer de doula-la virtualmente rs. Ela morava longe e somos amigas, fiz o máximo que pude enquanto ela estava na fase latente do parto. Foi incrível. Ela pariu em uma casa de parto com obstetra humanizada. Ela estava de 42 semanas. No capurro ( série de observações que verifica a idade gestacional real) deu que a gestação tinha apenas 37 semanas e alguns dias! Se ela tivesse com um médico não humanizado, e feito cesárea com 39 semanas, o bebê teria nascido prematuro de apenas 34 semanas!

Gestação prolongada então, quando começa a contar?

Após 42 semanas.

Como assim? A gestação pode ir além das 42?

Sim. Pode, mas após as 42 semanas há preocupações como insuficiência placentária. Mas não sei esclarecer assim como os links abaixo podem fazer.

Veja mais aqui. E aqui: Até quando esperar? do Dr. Brauzio.

[...]dos 25 bebês que passam das 42 semanas normalmente, 16 chegam às 43 semanas e um chega às 44 semanas. E nesse ponto nos deparamos com um dos grandes objetivos do pré-natal: acompanhar a gestante de perto para avaliar o estado de saúde da mãe e do bebê, e assim esperar com tranquilidade e segurança. Evitando cesáreas desnecessárias.[...]

Texto retirado do post do Dr. Brauzio: Até quando esperar?

Então relaxem, respirem, curtam o barrigão que pode estar difícil de curtir agora no final rs. Mas quando o bebê nascer, você será outra mulher, será uma mãe. Uma mãe e nunca mais estará sosinha, nunca mais será mãe de apenas um, ou de dois. Mas será de um, dois, três ou mais filhos. Logo logo chega uma das partes mais difícieis, amamentação e puerpério. Então, relaxaaaa rs. 

Vejam esse post sobre puerério do nosso blog:

Beijões, uma boa hora para você e seu bebê, e desejo uma lua de leite maravilhosa para vocês.

Aline Viana
Doula.

Comentários

  1. Bem interessante o texto :)

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rafa. Obrigada pela visita.
      Beijos

      Excluir
  2. Nossa, não sabia que tinha gestação que chega até as 44 semanas.
    adorei ler esse post, acho que se eu estivesse gravida e chegasse as 39 semanas e nada do bebe nascer, já ia me dar um treco haha.
    Também não sabia que o pulmão é o ultimo orgão a ficar pronto, acho que antes de ter um filho eu ainda tenho muito pra aprender.

    estou dando uma olhadinha no seu blog, não sou mãe ainda, mas como o meu sonho é ter um filho(A) já estou seguindo seu blog pra ir acompanhando :)

    beijos

    maisumbeijo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, que relato lindo. A melhor coisa que você pode fazer é se informar mesmo de tudo que puder da maternidade. Algumas coisas serão inusitadas, pois cada familia/ gestação/parto/filho são diferentes, mas algumas coisas são semelhantes. Se informar, emponderar é essencial.
      Obrigada pela Visita.
      Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

"Lei Julia Matos" - Lei em prol às advogadas gestantes - 11 de Agosto / Dia do Advogado

Toda gestante que trabalha, sejá lá qual for a profissão, autônoma ou não, sabe das dificuldades que são encarar uma gestação sem porder deixar de trabalhar, ou sem se quer mudar a rotina.  Acontece, que a maioria das gestantes já tem seus direitos garantidos pela CLT, nos casos de empregadas regido por esta lei. Sempre pensei em como seria ser advogada gestante. A Lei que dá título ao post - chamada  Lei Julia Matos  altera os artigos previstos no Código de Processo Civil, bem como o Estatuto da Advocacia; garantindo certos direitos que são essenciais às mulheres gestantes. Dentre as quais: