Pular para o conteúdo principal

Alfabetização: quando vamos ensinar e acabamos aprendendo.


“Os adultos não devem impor censuras sobre o que a criança pode ou deve ler e escrever, nem sobre a idade certa para esse aprendizado”, defende Maria do Rosário Longo Mortatti, professora da Unesp e presidente da Associação Brasileira de Alfabetização. “A criança não precisa pedir ou esperar permissão dos pais ou da escola. Ela pode e deve começar esse aprendizado quando desejar.”


Confesso que me assustei quando ela sabia qual era a letra E, ela tem 3 anos e reconhece as vogais (Ah! Também reconhece alguns números). Meu Deus! Enquanto eu estudo leis ela está estudando também?! 👻



Sei que a escola está tendo um papel importantíssimo para com isso, e mesmo que algumas pessoas achem cedo demais, ela não está fazendo forçada, e nem se quer há nada que torne essa "tarefa" chata.

Leio livros desde a gestação, estudo ao lado dela desde que nasceu, leio livros PARA ela, COM ela e ela lê para mim (é uma fofura! Preciso fazer um vídeo pra mostrar para vocês.. rsrs), então não é nada de anormal, ela apenas se inspira e quer ser igual.

Quando fui procurar estudos para fazer essa postagem a intenção era dar dicas para o início da alfabetização, estabelecer algumas metas e etc. Porém ao colocar na minha realidade e também na realidade das escolas em que já trabalhei, me dei conta de que não existem regras, ou ao menos não deveriam existir.


A única coisa que de fato importa é o incentivo a leitura desde sempre, não porque queremos ter filhos superdotados, mas porque queremos filhos com uma cultura, imaginação, criatividade, amor pelo mundo. A frase que define muito o que penso em relação a isso é do Bill Gates 

"Meus filhos terão computadores, mas primeiro terão livros!" 📚💛




É importante incentivar, nunca cobrar, nem exigir. 
Eles começam "lendo" as imagens, depois estabelecem relação delas com tamanhos e então começam a associar letras com elas; não existe tempo certo nem melhores técnicas, a leitura não deve ser técnica, dever ser prazeroso, como qualquer outra arte a literatura é considerada uma delas. Mas lembre-se: sem exigir! Sem forçar.

E o melhor aprendizado, em qualquer área, sempre será melhor se vindo de bons exemplos. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: