Pular para o conteúdo principal

Mecônio, o que é e como reagir

O que é mecônio?

Mecônio é tipo cocozinho do bebê, mas não é pois o bebê ainda não se alimenta. Ele é esverdeado e é os primeiros "cocôs" do bebê depois que nasce. Aquela coisa pastosa e verde escuro que a gente limpa nos primeiros dias.

O que significa mecônio ainda dentro do ventre da mãe?

Significa que em algum momento houve diminuição do oxigênio para o bebê.
Pode ser alguma posição que a mãe ficou, como deitada. Outra causa super importante:
-OCITOCINA SINTÉTICA.
Isso mesmo, aquele famoso "sorinho" que dão como padrão nas maternidades. Com ele as contrações começam a ficar mais fortes e com pouco tempo de intervalo, com contrações tão perto e sem intervalo sem estar em trabalho de parto ativo pode diminuir a oxigenação do bebê.

Nem sempre significa que o bebê está em sofrimento, mas que em algum momento ele teve diminuição do oxigenio. A melhor maneira de saber se o bebê está em sofrimento é a auscuta fetal. Se os batimentos estiver normal o bebê está bem.

Como a gente percebe o mecônio?

Quando há bolsa rota e a água sai esverdeada, ou com placas de mecônio.

É indicação para cesárea?

Não, pois como não dá para supor que o bebê está em sofrimento apenas pela presença de mecônio. Mas depende da maneira que ele estará.

Quais os tipos de mecônio?

Quando há presença de pouco mecônio, algumas ou outras placas não é sinal alarmante.

Muitos médicos usam isso como: "Passou da hora". Não existe isso, bebê não é pão que fica tempo demais no forno e pode queimar.

Se houver mecônio e a mãe não estiver em trabalho de parto ativo é possível induzir o parto.

É preocupante quando o mecônio tem aspecto de "papa de ervilha". Significa que o bebê está há muito tempo com baixa oxigenação. Junto com batimento cardíaco alterado e falta de trabalho de parto, pode ser cogitado uma cesariana.

O que pode acontecer com o bebê?

Além de ser um possível indicativo de sofrimento, existe a preocupação de aspirar o mecônio.
Os bebês não respiram dentro do útero, porém se há falta de oxigenação intra útero o bebê pode tentar respirar, ou intra parto quando está nascendo. Por isso há um "corre corre" pra limpeza das vias aéreas.

IMPORTANTE:
O bebê e a mãe tem direito da primeira hora estarem juntos. É comprovado os benefícios da "hora ouro". Todo procedimento pode ser feito no colo da mãe. O bebê deve ser levado para longe da mãe para cuidados em caso de urgência mesmo. A aspiração das vias aéreas pode ser feita no colo da mãe. MESMO EM UMA CESARIANA.

Querem saber mais? Leiam esse super texto escrito por uma obstetra:
Mecônio: Sinal de sofrimento fetal?

Aline Viana.
Doula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

"Lei Julia Matos" - Lei em prol às advogadas gestantes - 11 de Agosto / Dia do Advogado

Toda gestante que trabalha, sejá lá qual for a profissão, autônoma ou não, sabe das dificuldades que são encarar uma gestação sem porder deixar de trabalhar, ou sem se quer mudar a rotina.  Acontece, que a maioria das gestantes já tem seus direitos garantidos pela CLT, nos casos de empregadas regido por esta lei. Sempre pensei em como seria ser advogada gestante. A Lei que dá título ao post - chamada  Lei Julia Matos  altera os artigos previstos no Código de Processo Civil, bem como o Estatuto da Advocacia; garantindo certos direitos que são essenciais às mulheres gestantes. Dentre as quais: