Pular para o conteúdo principal

Parto normal Gemelar?

Gestação gemelar, é possível parir naturalmente?



Na maioria das vezes sim! Mas tem algumas restrições.

Já contei aqui no blog minha experiência da minha gestação de gemelares. Veja aqui:

**São gêmeas e agora? Parte 1**

**São gêmeas e agora? Parte 2**

Minhas filhas tinham duas bolsas e uma placenta. São identicas. A gestação foi muito cansativa e internei duas vezes com infecção urinária. No mais foi super tranquila. 
Engordaram e cresceram muito bem, nasceram com 2,300kg mais ou menos cada uma, com gramas de diferença. Por serem de baixo peso fizeram exame de glicemia regularmente e ficaram mais um dia no hospital comigo. Três dias no total, mas nasceram e foram direto para o quarto comigo.

Temos três opções de gestação gemelar:

Monocariônico e Monoamniótico:
Uma placenta, uma bolsa. Gêmeos identicos de mesmo sexo.

Segunda imagem é mono mono
Monocariônico e Diamniótico:
Uma placenta e duas bolsas. Gemêos identicos ou não (Depende de como foi formado essa placenta única, pode ter sido duas placentas mas no momento da formação elas se fundiram) mesmo sexo ou não.

Segunda imagem é mono di.
Dicoriônico e Diamniótico:
Duas placentas e duas bolsas. Gêmeos não identicos. Sexo diferentes ou iguais. São apenas irmãos compartilhando o útero. Mas os DNA são totalmente diferentes.





O que esperar de uma gestação gemelar?
  • Gêmeos geralmente nascem de baixo peso, mas saudáveis.
  • Pode haver transfusão feto fetal em caso de compartilharem a mesma placenta(Um cresce e engorda a mais que o outro "roubando" os nutrientes do irmão). Nesse caso o parto ou é induzido ou indicado cesárea, pois para o bebê que está ficando sem nutrientes vale mais ficar fora do útero.

  • Mono Mono(mesma placenta e mesma bolsa) é muito difícil um parto natural, pois o primeiro nasce e pode ficar puxando a placenta do outro que ainda não nasceu. Pode haver prolapso de cordão ou a placenta sair junto com o bebê 2.
  • Mono Di (mesma placenta, bolsas diferentes) é mais fácil por cada um ter sua bolsa, geralmente com 36 semanas o parto se inicia naturalmente ou pode ser induzido.
  • Di Di pode ir até 39 semanas, parto bem mais tranquilo, cada um tem sua bolsa e sua placenta, como se fosse dois partos em um.

  • Posição dos bebês:
Bebê de baixo(G1) cefálico, bebê de cima(G2) cefálico/pélvico pode parir naturalmente.

Não encontrei foto de gêmeos. Essa é de tri, mas é mais ou menos assim. G1 cefálico(o do meio) e o G2 pélvico(assim como os dois bebês da esquerda e direita).

Bebê de baixo(G1) pélvico complica mais um pouco, pois o período expulsivo precisa ser mais rápido e pode atrapalhar o bebê dois.

Bebês transverssos. Cesárea.


Trigemelar para cima é muito raro parto normal. Geralmente são cesáreas. São gestações de alto risco.

Inspirações de parto gemelar:





Alguma dúvida? Mande nos comentários ou email: blogjovensmaes@gmail.com que tentaremos o máximo respondê-las.

Aline Viana.
Doula.


Comentários

  1. Oi Aline
    Estou adorando esse posts sobre parto!

    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi fer! Que bom!!! Ainda tem mais nos proximos dias.
      Beijão!

      Excluir
  2. Oi estou de 36 semana e dois dias de uma gestação gemelar mono/mono sinto as bbs se mexerem mas tenho muito medo do cordão das duas se enrrolarem leio muitos fatos sobre isso quando se trata da gestação igual a minha agora não sei se espero o prazo que meu médico me deu pra ir no hospital ou se vou antes pra saber se está tudo bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Não se preocupe pois o bebe mesmo numa gestação unica constantemente enrola o cordao no corpo. Mas ele é de uma substancia "gelatinosa" que nao causa perigo. Há também o nó verdadeiro que é extremamente raro. Há possibilidade de se enrolarem mas não é comum. É mais comum precisarem de uti por causa de uma cesarea eletiva do que se enrolarem rs.
      Bjs e bom fim de gestação e bom parto!

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

"Lei Julia Matos" - Lei em prol às advogadas gestantes - 11 de Agosto / Dia do Advogado

Toda gestante que trabalha, sejá lá qual for a profissão, autônoma ou não, sabe das dificuldades que são encarar uma gestação sem porder deixar de trabalhar, ou sem se quer mudar a rotina.  Acontece, que a maioria das gestantes já tem seus direitos garantidos pela CLT, nos casos de empregadas regido por esta lei. Sempre pensei em como seria ser advogada gestante. A Lei que dá título ao post - chamada  Lei Julia Matos  altera os artigos previstos no Código de Processo Civil, bem como o Estatuto da Advocacia; garantindo certos direitos que são essenciais às mulheres gestantes. Dentre as quais: