Pular para o conteúdo principal

O QUE É E COMO FAZER UM PLANO DE PARTO




Existem muitos modelos de Plano de Parto pela internet, inclusive o meu - Plano de Parto, é crescente a informação da importância desse documento para que se possa garantir um parto respeitoso e seguro (cesariana e parto normal), porém, além de muitas gestantes ainda não saberem o que é (tem um IGTV no meu Instagram onde explico - Clique para assistir o que é Plano de Parto) também têm dificuldade em redigir o seu, mesmo com modelos. ⁣


É uma carta em que a gestante manifesta por escrito as preferencias que tem para o parto - prevista nas legislações de parto humanizado - em São Paulo pela lei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021, e pela norma das Diretivas Antecipadas de Vontade - Resolução 1995/2012 do CFM, que diz sobre o paciente poder manifestar suas vontades.

Desta forma, o Plano de Parto possui fundamento jurídico e deve ser respeitada as vontades da gestante.

Então vai aí três dicas do que é essencial ter no seu Plano de Parto:⁣

Como fazer meu próprio Plano de Parto

➡️Preferências do pré-parto - aqui vai entrar a escolha com o acompanhante, liberdade para comer/beber, uso de ocitocina sintética (famoso sorinho para acelerar o parto), movimentar-se, etc... é importante colocar suas escolhas ainda no pré-parto, pois um bom acompanhamento nessa fase pode definir um final tranquilo. ⁣
➡️Preferências durante o parto - posições, analgesia (ou não), abaixar campo cirúrgico em caso de cesárea... é importante estar cientes de todas as opções que envolvem um parto fisiológico, bem como uma eventual cirurgia, pois seu conhecimento permitirá fazer escolhas seguras, ou ao menos, questionar e entender o que precisar ser feito.⁣
➡️Preferências com o bebê - amamentação na primeira hora, banho, berçário, injeções, etc... um dos tópicos, que ao meu ver é o mais importante e que me motivou a buscar um nascimento humanizado, para mim, os primeiros momentos com o recém nascido eram essenciais. Estude as opções, coloque o que você acredita e esteja sempre de coração e mente abertos. ⁣
💡Lembre que o parto pode tomar diferentes rumos e informar-se ainda é a melhor ferramenta.⁣
Para quem quiser um modelo de Plano de Parto é só clicar aqui: Plano de Parto para preencher ⁣





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chá do Lucca - Céu encantado

Estou devendo o post do chá do Lucca , tá eu sei.. rsrs Mas estou voltando a rotina agora (gente, que doidera ser mae de dois e conciliar tudo kkk - mas vale muito a pena, sério). Então, vou deixar umas fotos de como ficou a decoração feita toda pela família (já sabem né? Quiserem uma festinha simples e linda e fugir um pouco do tradicional, nos contate, via email, direct no insta, menssenger, fiquem a vontade, hehe). Mas a maior parte é confecção de minha mãe, eu só idealizo ahaha. Espero que gostem. Agora estamos nos preparativos para batizado (simples também) e festa de 4 anos da Lara ( vou ficar doida! ) Para contatos e orçamentos:  Email: bronzato78@gmail.com ou via Whats app (11) 98986-9043 (Bruna ou Kátia). Lembrancinas enviamos para todo país, Doces e decoração região de Sorocaba.

Eu quero uma casa na árvore - especial dia das crianças

Do nada sou surpreendida com essa frase: "mamãe,  eu queria uma casa na árvore " Perai, árvore?! Nem temos árvore em casa  Aí vai lá a mãe super compreensiva que sou, explicar que não dá pra termos uma casa na árvore,  que nem árvore temos e etc... ela me solta: "mas é só comprar!" (RSRS) Então,  como toda mãe boba eu mando para a família toda essa pequena "historinha" da casa na árvore.  Todos riem e acham muito fofa, claro... Mas eis que minha mãe sabe o que é "a casa na árvore": é uma casa na árvore, passa naquele canal de desenho. Gente,  quem não entendeu que era um brinquedo?  (RSRS) Como ela nunca nos pede nada, e eu queria dar alguma coisa pra ela, já que depois da chegada do irmaozinho quem ganha tudo é ele, e o dia da crianças estava aí, juntamos o útil ao agradável; e agora temos uma casa na árvore em casa. Rsrs E por aí? Houve pedidos inéditos? 

Onde fui me meter?

As vezes me pego pensando onde eu estava com a cabeça quando decidi ser mãe (sim, eu decidi em todas as vezes). Eu não planejei uma vida como a maioria das mulheres e como a sociedade diz que tem que ser, eu apenas senti que deveria deixar acontecer, e Deus agraciou minha fertilidade e me deu os filhos que um dia eu sonhei ter. Que loucura me meti! Com certeza a maior e melhor da vida. Uma coisa meio doida que me deixa pirada. Uma hora me sinto cheia de energia, consigo plane jar várias coisas, brincar, estimular, (re)viver a infância com eles. Mas tem horas que simplesmente acho que não vou dar conta. O mundo cobra muito. Cobra uma educação correta, cobra mães exemplares... já falei muito sobre isso, e apesar de dar dicas de como não ficar louca com essa cobrança social toda (principalmente se vc é mãe antes dos 25 - sei lá pq acham que vc não sabe ser mae), eu sou a primeira a enlouquecer. As vezes, volto para ler meus textos que escrevi "para os outros" e no fundo