Pular para o conteúdo principal

Diabete gestacional? Bebê Pélvico? Gemelar? Mecônio? 42 semanas?

Pode ter um parto natural nessas circuntâncias?
Sim. Pode.

Semana passada fui em uma palestra exatamente sobre esse assunto. Ministrada por Dra. Priscila Huguet (Obstetra Humanizada) e Gisele Leal (Doula fundadora do espaço Mulheres Emponderadas e do Revelando Doulas).

Espaço Mulheres Empoderadas


Foi muito esclarecedora às gestantes e doulas que participavam da palestra.

Vou começar com dois primeiros tópicos e o restante continuamos nas próximas postagens, nessa semana. Fique de olho!

Diabete Gestacional.

Pode ter parto natural? Sim. Mas tem uns poréns.

Antes de mais nada: Procure um Médico Obstetra Humanizado. Só de ter diagnóstico de Diabete os Obstetras não aceitam e vai direto para cesárea.

Uma gestante que faz seus exames e descobre a diabete nos primeiros meses, logo começa ser acompanhada com nutricionista e/ou nutrólogo. Sua dieta muda rigorosamente e é indicado exercícios leves para abaixar a glicemia.



Então se a gestante segue a dieta, exercicíos, faz os exames de glicemia periodicamente e chega até umas 38, 39 semanas bem, sem nenhum intercorrencia nos exames. Ótimo!



O parto se não iniciar até as 39 semanas ele é induzido. Pois um bebê de uma mãe diabética geralmente são mais gordinhos e troncudinhos.

Agora se temos uma gestante que não fez pré-natal, não fez exames nem dieta e exercícios o parto é arriscado. O bebê é macrossomico ( peso acima do normal) geralmente por volta de 4,5kg ou mais. Corre o risco do bebê não passar pelo canal vaginal. 

Indicações de indução de parto, uma delas é Diabete Gestacional, com Gisele Leal:



Bebê pélvico/ Parto pélvico.

Tem como parir com bebê pélvico? Sim. Tem.

Quem faz um parto pélvico? Médicos humanizados experientes.

O que é parto pélvico? Quando o bebê nasce pelo bumbum ou pernas e não pela cabeça.



Para se ter um parto pélvico o bebê não pode ser prematuro nem baixo peso e nem maior peso. Entre 2,5kg e 3,5 kg.

O melhor parto pélvico é quando nasce pelo bumbum, depois pernas e braços e cabeça por último. A outra maneira é pelas perninhas, depois corpinho, braços, ombro, cabeça.



A posição mais indicada para parir bebês pélvicos é de quatro. Assim o bebê nasce mais devagar, mas mesmo assim tem que ser rápido o período expulsivo.

50% dos bebês pélvicos precisam de reanimação, pois em algum momento do nascimente o cordão fica apertadinho, entre ombro e pelve, ou cabeça e pelve. Isso causa baixa oxigenação e os bebês podem nascer molinhos.

Tem alternativa para bebês pélvicos? Tem várias. Acupuntura, exercícios... mas a Priscila falou da Versão Cefálica Externa. É uma manobra que faz com o bebê ainda na barriga por volta das 37 semanas, que vira o bebê. 
Por que esperar as 37 semanas? Porque até as 37 semanas é muito comum o bebê virar, trocar da cefálica para pélvico/transversso, eles podem trocar de posição várias vezes durante a gestação.
80% das versões tem sucesso.

Vou deixar um vídeo aqui mostrando como é feito:



Melhor cesárea? Se seu médico não é experiente sim. Uma cesária intraparto, feito durante o trabalho de parto, pois assim o bebê está pronto para nascer. MAS não é a unica opção, podemos ainda ter um parto pélvico induzido hospitalar.

Olha esse vídeo, que amor de um parto pélvico! Priscila nossa palestrante foi uma das obstetras desse parto:



Olha a Gisele Leal na TV mulheres emponderadas, falando sobre bebês pélvicos:


E aí gostaram? Mandem suas dúvidas que juntas iremos ajudar!

Aline Viana.
Doula.

Comentários

  1. Ual, que aulão!!!👏👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tay, espero ter ajudado. Beijos

      Excluir
  2. Oi Aline
    Super esclarecedor esse post, gostei mt!


    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Obrigada, espero ter ajudado vc. Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de mãe cansada

Às vezes parece tão fácil, tão bonito e simples... Mas tudo o que eu queria é que fosse mais fácil. Estar agora dentro de um ônibus, com essa chuva lá fora pode parecer motivante por fazer parte do sonho que estou buscando, mas na real? Cansa. Cansa muito. Eu não queria ter que viajar todos os dias, não queria ter que deixar a Lara, não queria ter que cansar; mas sabe, no fundo é disso que eu gosto, pois é isso que me move. Pode parecer difícil, pode ser super cansativo, às vezes eu só queria dormir mais cedo e acordar mais tarde. Mas eu sou mãe jovem. Ainda não terminei meus estudos. E tenho que tirar meu sustento. É... Sou mulher, preciso viver. Ou melhor, lutar pra viver. Mas eu só queria dormir.... Quem disse que eu preciso ser perfeita? Ou que tenho que estar forte sempre? Acreditem, já me disseram isso. Mas não. Ninguém precisa ser forte sempre, ninguém precisa ser perfeito. Porque ser perfeito é ser feliz, e a minha felicidade agora é dormir. Bem vindas ao nosso mundo mamães! Ma...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

O QUE É E COMO FAZER UM PLANO DE PARTO

Existem muitos modelos de Plano de Parto pela internet, inclusive o meu - Plano de Parto , é crescente a informação da importância desse documento para que se possa garantir um parto respeitoso e seguro (cesariana e parto normal), porém, além de muitas gestantes ainda não saberem o que é (tem um IGTV no meu Instagram onde explico - Clique para assistir o que é Plano de Parto ) também têm dificuldade em redigir o seu, mesmo com modelos. ⁣ O que é Plano de Parto ⁣ É uma carta em que a gestante manifesta por escrito as preferencias que tem para o parto - prevista nas legislações de parto humanizado - em São Paulo pela l ei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021, e pela norma das Diretivas Antecipadas de Vontade - Resolução 1995/2012 do CFM, que diz sobre o paciente poder manifestar suas vontades. Desta forma, o Plano de Parto possui fundamento jurídico e deve ser respeitada as vontades da gestante. Então vai aí três dicas do que é essencial ter no seu Plano de Parto:⁣ Como fazer me...