Pular para o conteúdo principal

Realidade Obstétrica Brasil - Resumão

Hoje vou tentar falar da nossa realidade obstétrica de uma forma bem resumida apenas para concientização das gestantes.

IMPORTANTE: NÃO ESTOU DEMONIZANDO A CESÁREA! A OMS RECOMENDA 15% DE CESÁREA NO PAÍS. ABAIXO DISSO PODE TER MULHERES MORRENDO POR FALTA DE ASSISTÊNCIA, ACIMA DISSO PODE TER MULHERES MORRENDO POR EXCESSO DE INTERVENÇÃO.

-Cerca de 80% das gestantes chegam na primeira consulta do pré natal querendo parir.

-Apenas 50% dessas mulheres conseguem parir.( Na maioria das vezes são de bebês que nascem com bombeiros ou chegam nascendo no hospital)

-Médicos não aprendem na faculdade nem na residencia como é acompanhar um parto natural.

-Na faculdade eles aprendem todos os tipos de intervenções (ocitocina, episotomia, miso, fórceps, cesárea...) mas não sabem esperar o parto caminhar sosinho

-Pelo plano de saúde é quase impossivel parir. Veja essas taxas de cesáreas dos planos de saúde.

- Aqui no estado de São Paulo, Unimed comanda os planos de saúde então vou destacar a taxa dela: 86,7%.

- Médicos tem pressa, eles ganham pouco em parto e querem faturar a maior quantidade de partos possíveis em menos tempo. 

- Brasil é campeão ( no mau sentido) de cesáreas: cerca de 54%.

- A taxa do SUS é relativamente menor que do plano. Cerca de 77% (Alta também!)

- A medicina vende violencia obstétrica em troca de cesárea. (Tipo: a tá, quer parir? deixa eu acelerar essa coisa aqui, fazer uma episio ali, apertar daqui e quero ver ela querer parir novamente).

-É possível ver a taxa de cesárea do seu médico. 




Parir é fisiológico. Parir não é doença. TODA MULHER DILATA! É PRECISO PACIÊNCIA.

A mulher gestante tem direito a todas informações necessárias que quiser. Se informe. Se empodere. Quer cesárea? Tudo bem, mas pelo menos espere entrar em trabalho de parto que é sinal que todos os órgãos do bebê estão prontos para viver fora do útero. 25% dos óbitos neonatais estão relacionados a prematuridade. 39 semanas não é sinal que o bebê está pronto! Mas falaremos mais em outro post.

Colher ou acolher?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: