Pular para o conteúdo principal

Antes de ensinar a GUARDAR precisamos ensinar o BRINCAR

Não sei como é com vocês mas por aqui existe uma pressão muito grande para as pequenas aprenderem guardar os seus brinquedos.

Eu sempre achei importante ensinar mas não consigo pegar muito no pé. Porque chega um momento que a gente começa a gritar para elas guardarem os brinquedos.





Um parente meu conversando numa roda, citava uma amiga que tinha dois filhos e eles tinham muitos brinquedos e não brincavam, preferiam o celular porque sabiam que se brincassem teriam que guardar, e eles não queriam guardar.

Mas eu acredito que mais importante que guardar depois é brincar antes. Se a gente ficar focando no guardar as crianças não vão brincar mesmo!

Olha, pode brincar...mas depois você vai guardar tudo viu?!
Em tempos de celular, tablet, notebook, wi-fi, 3G, 4G, jogos eletrônicos, está cada vez mais difícil as crianças brincarem de verdade.

Os tempos mudaram, existe uma mídia enorme em cima das crianças. Precisamos mudar nossa maneira de falar com elas.

A gente fala fala fala.

Sai desse computador! Larga esse celular! Vai sair na rua! Vai brincar com as crianças!
Mas quando eles saem, se lambusam de terra, espalham os brinquedos pela casa, a gente reclama!

(E falando em eletrônicos... Nós, PAIS, precisamos controlar nosso acesso aos eletrônicos também! Do que adianta controlar o deles mas nosso celular não sai da nossa mão?)

As crianças estão brincando tão pouco que estamos precisando sentar junto com eles para ensiná-los a brincar. Alguns nem sabem como fazer!

Vamos sentar mais no chão, contar as nossas brincadeiras de infância, o que nós éramos capaz com uma folha de papel e caneta, o que faziamos com um pedaço de madeira e uma bolinha, no que a terra podia se transformar. Deixem o wi-fi e 3G desligado ou em modo avião, para que esse momento fique somente entre vocês.

Por favor, nada daquele papo de:

No meu tempo....


Nossa infancia foi incrível porque a infância vivida plenamente SEMPRE vai ser boa, independente da geração x, y, z, 1900 ou 3000.

E que nossa lembrança de infância junto com a imaginação deles nos guiem a fazer dessa única e pequena infância durar uma vida inteira na memória. Ficará na lembrança aqueles dias mágicos que vocês tiveram juntos, sem nenhum celular ou eletrônico no meio.

DEPOOIISSS .... guardaremos os brinquedos!


Comentários

  1. Pois é, aqui tb tem essa pressão
    Na vdd a família do meu marido pressiona mt tudo!
    Desfralde, leite, brinquedos, comportamento e assim vai
    Meu filho vai ser criança, vai errar, vai aprender e pronto!
    Tb tô tentando um jeito de fazê-lo guardar os brinquedos dele


    Bjoooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai problemão esse negócio de pressionar. Desfralde aqui errei de tirar cedo da minha primeira. Com 5 anos tem incontinencia urinaria, sempre vazando xixi.

      Deixem as crianças serem crianças, ne!

      Beijão fer

      Excluir
  2. Sempre adoro seus textos. Sim!! muitas vezes frases positivas as crianças já encaram tudo de outra forma. :) E sim... o exemplo costuma ser o melhor remédio :)

    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Andie. Exatamente como penso.
      Obrigada pela visita.

      Beijões!

      Excluir
  3. Perfeito. Acredito que o grande problema não está nas nossas crianças. Vivemos num mundo de preguiçosos como um todo. A comodidade de um filho sentado numa cadeira como um zumbi mexendo no celular não se compara aos joelhos ralados, aos ossos fraturados e às roupas sujas de uma subida na árvora, um jogo de futebol ou uma brincadeira no parquinho. O problema é que os pais estão preguiçosos para levarem seus filhos a estes lugares e ensiná-los a brincar.
    Do outro lado, temos um zoneamento urbano totalmente desfavorável. Acabou aquela coisa de campinho de bairro, parquinho próximo de casa e rua com pouco movimento para fechar e fazer de "campinho". Trancar as crianças em casa só vão aproximá-las ainda mais dos "monstros" tecnológicos.
    Belíssimo Post, Aline. Parabéns.

    Mitos, Rock & outras Filosofias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Yuri. Realmente o zoneamento urbano atrapalha muito. Mas temos crianças criativas, mesmo com pouco espaço eles conseguem se divertir. É só preciso estimula-las e sairmos dos eletrônicos.

      Amei sua visita!
      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...