Pular para o conteúdo principal

Para que serve o pai?

O filho nasce e o pai fica ali em volta tentando ajudar no que pode, ou só olhando, ou continua na farra... cada pai reage á uma maneira. A verdade é que nem ele nem nós sabemos para que ele serve.

Substituto? Ajuda? Serve para ajudar com a casa ou com as crianças? Para jogar pra cima quando chegar do trabalho? Para fazer tudo que pedimos quando precisamos? Cozinhar? Para divertir os filhos apenas?

Eles foram treinados que as mães fazem tudo e por mais que querem fazer sua parte muito provavelmente não tiveram um exemplo de pai. 


A maioria dos pais acham que sua responsabilidade é colocar comida na mesa para os filhos e levar eles para se aventurar de vês em quando.

A Nicole vai fazer 5 anos e finalmente nós entendemos a função do meu marido como pai. Nós assistimos documentários (Dica: O começo da vida) , lemos artigos, estamos sempre atentos ao blog Paizinho vírgula, onde vemos o que é paternidade ativa. Mas foi o dia dia na luta que nos fez entender.

Cada família tem sua limitação, cada mãe ou pai teve uma criação diferente que pesa muito na educação dos filhos. Uma experiencia com os pais na infância pode mudar a vida inteira de um adulto. Por isso é extremamente importante dialogar. Sobre tudo, sobre suas limitações, medos, loucuras, coisas que passam pela nossa cabeça. Sem segredos, sem medo de ser julgado. Para alinhar as expectativas, planejar o dia seguinte.

As vezes temos expectativas absurdas que não encaixam na nossa realidade.

Mas e aí? Qual o papel do pai?



Além de fazer as tarefas diárias, cuidar das crianças, conversar, educar. Pai é um sócio da mãe, ele tem que estar atento as limitações dela e tomar conta da situação quando ela estiver fora do controle.
Não tem essa história de "estou ocupado". Pai é pai para a vida inteira, nunca na vida terá outra prioridade. Assim acontece com a mãe, quando o pai estiver fora do controle estaremos lá para avisar e revesar. 

Além desse, pai é homem. Ele tem papel de ser o exemplo de homens que os filhos vão querer ser ou de homem que as mulheres desejarão ter ao seu lado.

E não tenham medo de deixar a cria com o pai! Deixa ele aprender sosinho com a fralda, com a meleca, com o nariz escorrendo, com os choros, com os surtos. Esteja lá como emergência mas deixe-o fazer sosinho.

Não se sinta mal pelo seu filho chorar com ele! É lógico que alguém que nunca foi treinado para pegar um bebê não se saia bem na primeira vez, mas é assim que se aprende!

Não tire seu filho do colo dele, isso vai fazê-lo achar que só você consegue fazer as coisas!

Saia, vai bem longe! O pai é humano, tem instinto de proteção assim como você! Quando você chegar se surpreenderá com a cria sorrindo.

Claro que ele não é você, pode ser que a casa ou as crianças não estejam da maneira que você deixaria. Mas aí que vem a beleza da coisa: Pai tem o papel de mostrar o mundo além da mãe. Que existem outras possibilidades além da mãe.

Geralmente eles vão experimentar os limites do seu filho, vai balançar seu filho mais alto, vai ser o primeiro a soltar a mão de trás da bicicleta, vai jogar para o alto até seu filho fazer cara de medo.
Isso tem uma riquesa enorme na vida da criança.

Eu vejo pelas minhas filhas, quando estão comigo na piscina eu protejo demais sem querer. Ele já explora, ensina a não engolir água, a não ter medo. Por causa dele e não me preocupo mais com elas na piscina. Mas quando ele estava lá e eu as ouvia, "pai! Não consigo!" A vontade era de sair correndo e pegar rs. Talvez se eu estivesse feito isso, as pequenas iam morrer de medo assim como eu e nunca aprenderiam a delícia que é nadar.

Então resumindo o que aprendi nesses cinco anos:

- Pai está em sociedade com a mãe.
- Tem papel de mostrar como os homens devem tratar uma mulher
- Pai mostra o mundo além da mãe.




E aí meninas, concordam? O que vocês aprenderam ao longo da maternidade? Conta para nós!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...