Pular para o conteúdo principal

Andador Infantil - Usar ou não usar?


Uma das maiores polêmicas é quando a criança começa a andar e tem sempre aqueles que querem colocar o andador de qualquer jeito, mas na hora de escolher entre usar ou não usar o andador é importante saber o porque. 

Quando fui escolher, os maiores sites infantis e de minha confiança "Guia do bebê" e "Baby Center" indicavam veemente a não usar o andador por prejuízos motores. Confesso que ao pesquisar hoje para fazer esse post me assustei com a diferença dos dois sites.

Não sei se em dois anos as pesquisas mudaram tanto, ou se a industria conseguiu interferir. Se leres a reportagem inteira dizem que não há malefícios, apenas os riscos de acidentes. 





"Segundo o pediatra Paulo Sérgio de Barros Ferreira, "os estímulos proporcionados pelo andador são inadequados quando comparados com aqueles mais instintivos dados pelos pais que acompanham a criança nos seus primeiros passos". 


Mas ainda acredito, como em qualquer escolha que fizermos na maternidade, que quanto mais natural melhor. Seja lá o que for. Então deixar a criança aprender a andar por si mesma ainda seria a melhor escolha, e o grande risco de acidentes por si só já é um grande motivo para deletar o uso do andador.




“Uma das principais restrições ao andador dizia respeito ao alto número de acidentes que ele pode provocar, mas percebemos que isso é consequência da negligência dos pais. Independentemente do uso do andador, eles devem estar sempre atentos aos filhos nessa fase de exploração e descobertas”, afirma Marisa Mancini, orientadora do projeto do Departamento de Terapia Ocupacional da UFMG.
Se os pais optarem pelo andador, seu uso deve ser sempre supervisionado e com tempo limitado para que a criança possa explorar o seu ambiente de formas diferentes, se desenvolvendo bem tanto motora como cognitivamente."



Se ainda assim ganhares ou escolheres usar, ficam as dicas:
  • Quando a criança estiver no andador a atenção deve ser exclusiva à ela
  • Esqueça fogão, máquina de lavar, etc.
  • Se a campainha tocar lembre-se de tirar a criança.
  • Nunca, nunca, a deixe sozinha.
  • O tempo deve ser limitado a no máximo 5 minutos.




Importante é sempre respeitar as escolhas da mãe do bebê, se ela disser que não vai usar, não adianta insistir e dar um de presente. Logo essa fase passa e com certeza a escolha que a mãe tiver será a melhor para o bebê.

Comentários

  1. Legal Bruna, existe o andador de empurrar que vale a pena considerar também.
    Eu não usei nas 3. Andaram com 9 meses Nicole, 10 Lívia, 11 Alice. Pra deixar elas por perto eu usava a cadeiriha da fisher price que balança. Eu optei por não colocar, mas devemos sempre, sempre respeitar a escolha das mães. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi comentários de mães que segundo elas seus filhos tiveram problemas nos pés devido ao andador infantil. Tenho o mesmo pensamento que você, quanto mais natural melhor, espero conseguir levá-lo adiante quando minha princesa chegar.

    Um lindo dia para você. Beijinhoss.

    Pela primeira vez falei sobre minha gestação no blog, ter sua visita lá será um prazer.
    http://coisasdemulhercris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: