Pular para o conteúdo principal

Direitos da Gestante

Na semana da mulher vamos tematizar um pouco sobre nossos direitos de mulher, a começar pela gravidez.. Um momento que nos sentimos frágeis e muitas vezes aceitamos tudo, mas você tem direitos e vale a pena correr atrás deles. Nunca desista.






A começar pelo direito de PREFERÊNCIA em qualquer atendimento, que todas já sabemos, mas muitas vezes é desrespeitado. Essa garantia existe, pois a gestante é mais vulnerável aos acontecimentos, em um Ônibus, por exemplo, ela pode ter dificuldades para se manter em pé; em um banco a demora na fila de um banco, etc.. 
São os chamados direitos sociais. Garantidos pela Lei 10.048/2000








Há também o direito de estabilidade provisória no TRABALHO enquanto a mulher estiver gestante, mesmo que venha a descobrir da gravidez no período de aviso prévio, seja ele indenizado ou trabalhado. 
Seção V da CLT, explica todos os direitos garantidos a gestante trabalhadora, dentre os quais:

  •  o salário-maternidade, 
  • o aumento de mais duas semanas mediante atestado médico, 
  • dispensa do horário de trabalho para realizar as consultas médicas (no mínimo) e dos exames complementares - que muitas mulheres as vezes não sabem que tem direito de ausentar-se do trabalho por esse tempo sem descontos ou necessidade de pagar as horas. 
  • Nessa seção da CLT também estão previstos os direitos nos casos de mãe adotante
  • Os direitos do Pai quando há falecimento da mãe é de gozar do mesmo período da licença-maternidade pelo período que a mãe ainda teria.
  • Em caso de aborto legalizado a mulher tem direito a duas semanas de repouso.
  • Enquanto tiver amamentando até os seis meses de idade a trabalhadora tem direito a descanso de meia hora , por dois períodos (ela pode escolher e juntar esse período em uma única hora) a fim de amamentar o bebê. O lugar destinado a esse fim deve ser adequado, higiênico e possível.
  • O pai tem direito a licença paternidade de  dias logo após o nascimento do bebê



Quanto as consultas do pré- natal a fim de cuidar da sua SAÚDE  gestante tem os seguintes direitos, garantido pelo SUS:

  • Pelo menos seis consultas de pré natal
  • O cartão da gestante informando tudo o que acontece durante a gestação
  • Exames de sangue
  • Exames de urina
  • Preventivo de Colo de útero
  • Teste anti-HIV
  • Vacinas que estiverem faltando em seu cartão de vacinas e as de campanhas
  • Ultrassonografias pedidas pelo médico, principalmente as de acompanhamento trimestral
  • A mulher tem o direito de conhecer o local do parto antecipadamente (Lei 11.634/2007)

E os tão discutidos direitos do PARTO:
  • A mulher tem direito de SER OUVIDA EM SUAS QUEIXAS E RECLAMAÇÕES, SENTIMENTOS E SUAS REAÇÕES (princípio da dignidade humana!)
  • A mulher tem direito ao PARTO NORMAL Resolução Normativa 368 - ANS - A cesariana será feita em caso de risco para a mãe ou para o bebê a mãe tem o direito de ser informada sobre os motivos do procedimento.

  • A mulher tem direito a um acompanhante durante o pré-parto, o parto E o pós parto (Lei 11.108/2005)
  • A mãe tem direito de ficar junto com o filho logo após o parto Portaria 1016/1993 - É lei! Seu filho pode ficar com você logo após o parto se não oferecer nenhum risco de vida, sabemos o quanto a primeira hora é especial.



Sabemos o quanto esses momentos nos deixam frágeis e muitas vezes à abuso por parte das autoridades da Saúde, omissões, pequenas coisas que poderiam facilitar e melhorar esse lindo momento do nascimento de um filho, mas que acaba criando uma dor de cabeça por falta de respeito do próximo e também daqueles que deveriam ser seu apoio. Então, mesmo achando que "não vale a pena brigar" faça pelo seu bebê, seus direitos existem porque te dão dignidade como mãe e mulher; fará bem a você e a seu filho.


Por: Bruna Francine








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...