Pular para o conteúdo principal

Quarto montessoriano

Nos dias atuais é moda falar-se no bem estar da criança, mas muitas vezes não entendemos exatamente o porque disso tudo.
ao meu ver, crianças são seres puros, logo o que fazem é porque não entendem o meio em que vivem, sejam birras ou brincadeiras cheias de fantasias. O método Montessori consiste em dar-se enfase na autonomia, liberdade COM LIMITES e respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.
Como pais não perdemos o "controle" sobre elas, apenas aprendemos a entendê-las, para melhor ensiná-las.
Quando a criança vem ao mundo ela não conhece nada do que está aqui, o que nós conhecemos é porque fomos educados para estar aqui.
Então, começar montando um quarto em que a criança possa viver o mundo dela no nosso, em que ela se sinta livre, seja respeitada e possa conhecer o nosso mundo pelos meios próprios é tão encantador que dá vontade de nós ter um mundo em que possamos ser nós mesmos. 
Vou deixar ideias de como fazer esses tipos de quarto que estão na moda, mas mais do que "modinha" é um conceito para se levar pra vida toda, em que criamos crianças para respeitar e serem respeitadas, conhecer-se e amar-se, para compreender e amar o próximo.

Seguem algumas imagens desse tipo de quarto:

Pra crianças um pouco maiores é ideal que
os livros e brinquedos estejam ao alcance da criança


A barra para segurar-se auxilia nos primeiros passos do bebê,
juntamento com o espelho na altura da criança é ideal para o conhecimento dela mesma.


Como são camas no chão é importante ter-se um tapete ou um piso não tão gelado,
o tapete de EVA é uma ótima opção, sai mais barato e tem menos riscos de alergia


Criatividade também é sempre bem vinda!




Para melhor proteção dos pequenos, na hora da soneca
é sempre bom colocar almofadas em volta da cama para o caso dele rolar.




O espelho na altura da criança é essencial;
é assim que ela se vê fisicamente e começa a entender-se.



Existem lojas que possuem móveis personalizados para esse tipo de quarto, você pode apenas comprar uma caminha ou investir em nichos e prateleiras. Mas não esqueça-se do essencial na hora da montagem do quarto, estás montando um quarto para a criança. Então enxergue como criança. Viva o mundo dela!


Alguém aí tem o quarto assim ou gostaria de fazer?






Comentários

  1. Eu sou apaixonada por montessori e criação com apego.
    Meu sonho era ter o quarto todo do meu bebe assim, como não dá vou fazer uma área de lazer montessori pra ele =D
    adorei seu post
    beijoss

    http://isabellejordache.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal, não conhecia o método Montessori, mas fiquei encantada com a preocupação nos detalhes para o melhor desenvolvimento da criança. Ainda não sou mamãe ainda, mas já vou aprendendo. Só fiquei preocupada com relação aos espelhos baixos ao alcance das criança, não sei, mas sempre tenho medo que quebre e cause acidente.
    Beijoss.
    http://coisasdemulhercris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Bru, adoro esse tipo de quartinho! Minha pretenção pra quando fizer o do Arthur é seguir esse estilo de quarto! Acho show!

    Bjos!

    www.maternicesdabruna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acho muito legal esse tipo de desenvolvimento, me arrependo muito de não ter esse conhecimento no nascimento da minha filhinha que hoje esta com seis anos... excelente postagem
    carolaireslima.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Bruna!
    Realmente é uma modinha que temos que levar pra vida. Meu baby dorme comigo e tive que adaptar meu quarto a ele. Abandonei a cama, coloquei o colchão no chão e foi a melhor coisa que fiz. Ele acorda, brinca sozinho, não tem perigo de cair da cama e eu durmo muito mais tranquila.
    Hoje no blog tem mais um post sobre o tema #SamuelFez1. Espero que goste :)
    Beijoos <3

    Blog | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oiii *--*
    Sinceramente não conhecia por nome e desconhecia os objetivos, mas que show, eu acho importante esses espaço para que os pequenos possam ser quem são e exercer suas habilidades e mais do que isso serem livres como você bem colocou, porque ali é o momento deles e sem dúvida como bem disse, com muito respeito e limites principalmente é indispensável porque eles vão adquirindo essa noção desde cedo.
    Parabéns pelo post e por suas seleções.

    Beijocas
    casalbeebe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante das inspirações para quarto, achei todas lindas. Achei bem interessante os espaços para que as crianças fiquem mais a vontade.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Bruna, sinceramente não conhecia essa moda, mas concordo que criança tem que ter o espaço delas, para que possam se conhecer e entender esse mundo novo cheio de obstáculos. Parabéns pelo post!! Beijos
    http://podernasmaos-podernasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hello . Want to share your blog with the world? To find people who share the same passions as you? Come join us.
    Register the name of your blog URL, the country
    The activity is only friendly
    Imperative to follow our blog to validate your registration
    We hope that you will know our website from you friends.
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Have a great day
    friendly
    Chris
    We follow your blog, please Follow our return
    All entries will receive a corresponding Awards has your blog
    +++++++++
    Bom dia. Quer compartilhar seu blog com o mundo? Para encontrar pessoas que partilham as mesmas paixões como você? Venha se juntar a nós.
    Registrar o nome do seu blog URL, o país
    A atividade é apenas amigável
    Imperativo para seguir o nosso blog para validar a sua inscrição
    Esperamos que você vai saber o nosso site a partir de você amigos.
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/
    Tenha um ótimo dia
    amigável
    Chris
    Seguimos seu blog, siga o nosso retorno
    Todas as entradas receberá um Prêmios correspondente tem seu blog

    ResponderExcluir
  10. que fofura, amei as dicas e inspirações! a ideia de um chão de tatame ou EVA são ótimas!

    Ciranda da Bailarina

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruna,
    Quanta inspiração fofa, são quartos lindos e encantadores! Amei o post!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho lido cada vez mais sobre esse método e tenho me apaixonado!
    Acho que quando tiver um filho vou querer algo assim mesmo!
    Adorei as inspirações
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  13. Eu acho esses quartos muito lindos!! Quero muito fazer algo do tipo para meu futuro baby :)

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Retribuindo a visita e apaixonada pelos quartos, tenho certeza que milha filha iria amar um quarto assim só pra ela brincar o tempo todo!
    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

"Lei Julia Matos" - Lei em prol às advogadas gestantes - 11 de Agosto / Dia do Advogado

Toda gestante que trabalha, sejá lá qual for a profissão, autônoma ou não, sabe das dificuldades que são encarar uma gestação sem porder deixar de trabalhar, ou sem se quer mudar a rotina.  Acontece, que a maioria das gestantes já tem seus direitos garantidos pela CLT, nos casos de empregadas regido por esta lei. Sempre pensei em como seria ser advogada gestante. A Lei que dá título ao post - chamada  Lei Julia Matos  altera os artigos previstos no Código de Processo Civil, bem como o Estatuto da Advocacia; garantindo certos direitos que são essenciais às mulheres gestantes. Dentre as quais: