Pular para o conteúdo principal

Orgulho - Como vai?

Como vai o seu orgulho?

Já deixou ele de lado alguma vez hoje?





O orgulho pode ser interpretado de duas maneiras:

  1. 1.
    sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra.
  2. 2.
    sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.



Há quem diga que orgulho é a forma de se conquistar grandes coisas na vida, desde as mais simples até as grandiosas, é pelo orgulho que lutamos pelo nosso valor próprio, pelo amor que temos a nossa vida.
Mas há também quem diga que o orgulho fere pessoas, mata, que ele te deixa cego e não faz enxergar o próximo.
Afinal, é bom ou ruir se ter orgulho?
A grande questão está em até onde vai o seu orgulho e porque. Se ter orgulho serve apenas para te levar além, sem que prejudique o próximo então ele está sendo usado para valorizar sua honra e está caracterizado com o significado 1; porém se ter orgulho também te leva além porém ferindo o próximo isso torna-se algo ruim, e enquadra-se na qualificação 2.
Sou uma pessoa extremamente orgulhosa, admito, em ambos os sentidos. Porém minha busca é diária para que o significado 1 seja o que norteie minha vida. Pois não existe motivos para se estar no mundo se não for para viver pelo próximo. Claro, deve-se viver sua vida da melhor maneira e da forma como quiser, mas pensar no próximo faz com que tenhamos um mundo melhor.
Talvez o que falte pra atingirmos a utópica ideia de que teremos um mundo consensual em que as pessoas se amem e se compreendam seja apenas boas colocações de nossas atitudes. Ser orgulhoso pode ser bom, desde que não prejudique o próximo. E não precisamos pensar em grandes relacionamentos, podemos pensar nos simples, do dia a dia, você e seus pais, seu namorado, seu filho, seu marido, seus irmão, seus melhores amigos. Por eles é capaz de deixar seu orgulho de lado não é? Então seja capaz por um mendigo na rua também, por uma garota a mercê da sociedade, por uma criança faminta, por um cachorro abandonado. Quando tiver a oportunidade, deixe o orgulho 2 de lado e se orgulhará da forma 1.






Esse post foi inspirado em uma conversa com Yuri do Blog Mitos, Rock & outras Filosofias




Por: Bruna Francine

Comentários

  1. Que texto inspirador! É raro hoje em dia conhecer pessoas que pratiquem apenas o primeiro orgulho citado no texto, infelizmente.
    Amei o texto!

    Cá entre nós, miga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas Acredito que as pessoas podem chegar lah. vamos espalhar...

      Obrigada pela visita.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

O QUE É E COMO FAZER UM PLANO DE PARTO

Existem muitos modelos de Plano de Parto pela internet, inclusive o meu - Plano de Parto , é crescente a informação da importância desse documento para que se possa garantir um parto respeitoso e seguro (cesariana e parto normal), porém, além de muitas gestantes ainda não saberem o que é (tem um IGTV no meu Instagram onde explico - Clique para assistir o que é Plano de Parto ) também têm dificuldade em redigir o seu, mesmo com modelos. ⁣ O que é Plano de Parto ⁣ É uma carta em que a gestante manifesta por escrito as preferencias que tem para o parto - prevista nas legislações de parto humanizado - em São Paulo pela l ei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021, e pela norma das Diretivas Antecipadas de Vontade - Resolução 1995/2012 do CFM, que diz sobre o paciente poder manifestar suas vontades. Desta forma, o Plano de Parto possui fundamento jurídico e deve ser respeitada as vontades da gestante. Então vai aí três dicas do que é essencial ter no seu Plano de Parto:⁣ Como fazer meu próprio