Pular para o conteúdo principal

Orgulho - Como vai?

Como vai o seu orgulho?

Já deixou ele de lado alguma vez hoje?





O orgulho pode ser interpretado de duas maneiras:

  1. 1.
    sentimento de prazer, de grande satisfação com o próprio valor, com a própria honra.
  2. 2.
    sentimento egoísta, admiração pelo próprio mérito, excesso de amor-próprio; arrogância, soberba.



Há quem diga que orgulho é a forma de se conquistar grandes coisas na vida, desde as mais simples até as grandiosas, é pelo orgulho que lutamos pelo nosso valor próprio, pelo amor que temos a nossa vida.
Mas há também quem diga que o orgulho fere pessoas, mata, que ele te deixa cego e não faz enxergar o próximo.
Afinal, é bom ou ruir se ter orgulho?
A grande questão está em até onde vai o seu orgulho e porque. Se ter orgulho serve apenas para te levar além, sem que prejudique o próximo então ele está sendo usado para valorizar sua honra e está caracterizado com o significado 1; porém se ter orgulho também te leva além porém ferindo o próximo isso torna-se algo ruim, e enquadra-se na qualificação 2.
Sou uma pessoa extremamente orgulhosa, admito, em ambos os sentidos. Porém minha busca é diária para que o significado 1 seja o que norteie minha vida. Pois não existe motivos para se estar no mundo se não for para viver pelo próximo. Claro, deve-se viver sua vida da melhor maneira e da forma como quiser, mas pensar no próximo faz com que tenhamos um mundo melhor.
Talvez o que falte pra atingirmos a utópica ideia de que teremos um mundo consensual em que as pessoas se amem e se compreendam seja apenas boas colocações de nossas atitudes. Ser orgulhoso pode ser bom, desde que não prejudique o próximo. E não precisamos pensar em grandes relacionamentos, podemos pensar nos simples, do dia a dia, você e seus pais, seu namorado, seu filho, seu marido, seus irmão, seus melhores amigos. Por eles é capaz de deixar seu orgulho de lado não é? Então seja capaz por um mendigo na rua também, por uma garota a mercê da sociedade, por uma criança faminta, por um cachorro abandonado. Quando tiver a oportunidade, deixe o orgulho 2 de lado e se orgulhará da forma 1.






Esse post foi inspirado em uma conversa com Yuri do Blog Mitos, Rock & outras Filosofias




Por: Bruna Francine

Comentários

  1. Que texto inspirador! É raro hoje em dia conhecer pessoas que pratiquem apenas o primeiro orgulho citado no texto, infelizmente.
    Amei o texto!

    Cá entre nós, miga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Mas Acredito que as pessoas podem chegar lah. vamos espalhar...

      Obrigada pela visita.

      Beijos

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: