Pular para o conteúdo principal

Porque nunca precisei bater na minha filha

Esses dias surgiu uma discussão a respeito de agressões... comecei a refletir como era dentro de casa e acabei por me dar conta que nunca precisei bater na Lara (uma única vez para falar a verdade, mas ao final explico o por quê também não precisaria). Não é porque ela é uma criança super boazinha e que não apronta, nem porque não chora ou faz birra. Mas porque existe algo dentro de casa muito forte chamado DIÁLOGO. Ela sempre é informada de onde estamos indo, o que vamos fazer, porque tem que usar aquelas roupas, TUDO. Sem execeção. Tudo conversamos. E se por ventura, algo acontece fora do planejado, nós conversamos o porque daquilo estar acontecendo, explicamos, SEMPPRE olhando NOS OLHOS. 
Se por acaso a frustração ainda é grande, vem um abraço, ela se sente compreendida. não precisa fazer birras, não precisa brigar, não precisa chorar. E mesmo que aconteça, duram pouco, porque sempre estamos lá pra ajudar ela a entender o que está acontecendo. E ela entende. QUALQUER CRIANÇA entende. Experimente.

Depois de refletir porque funciona aqui, fiquei lembrando de muitas frases que estou acostumada a ouvir: a criança só está chamando a atenção. 
Fico pensando: gente, se vocês sabem que a criança está chamando a atençao, porque SIMPLESMENTE NÃO DÃO ATENÇÃO??!!

Dar atenção NÃO É FAZER O QUE ELA QUER, nem o que ela está pleiteando com o choro ou com a birra; dar atenção é SIMPLESMENTE DAR ATENÇÃO. Olhar para ela, deixar ela perceber que está sendo notada, pedir pra que ela explique o porque do choro, e você explica de volta o porque não precisa chorar. 

Não cedam, digam não. Mas façam isso por amor. Façam isso dizendo porque não. 

Quando estamos frustrados e alguém nos dá atenção, não precisamos manifestar raiva, não precisamos "chamar a atenção". 

DIÁLOGO

É importante ser sempre a palavra chave do relacionamento de qualquer ser humano. Entre pais e filhos não é diferente. Eles fazem parte da casa. Eles não precisam ter tudo o que querem. Nem devem. Mas eles precisam se sentir no meio de vocês. Sentir que as pessoas se importam com a gente é quando percebemos que falamos/choramos/rimos e somos percebidos.

Ele vai ver aos poucos, que não precisa chorar, que apenas precisa conversar. Que mesmo que com a conversa venha um não, ela vai saber o porquê do não.

Conversem! Sobre tudo tudo a todo tempo. Desde a gestação. Crianças entendem, sim!



PS: Sobre a única vez que bati nela:
Ela estava com aquelas incansáveis birras que "toda criança faz" de jogar as coisas no chão para "chamar a atenção" e eu não estava em meus melhores dias, estava estressada, atrasada para escola dela e meu trabalho, e ela lá jogando as coisas no chão. Fiz ela pegar, apenas mandei que ela pegasse; ela não pegou, e isso se repetiu por várias vezes esgotando minha paciência que costuma ser grande, porém naquele dia estava bem pequena. Ela não fez, e então eu dei um tapa nela. Ela ficou ali chorando e eu fiquei ainda mais irritada do que estava.
Agora, vamos analisar a situação: em algum momento eu abaixei na altura dela e expliquei porque ela tinha que pegar as coisas? Eu ajudei ela a entender porque tinha que arrumar e não podia, nem precisava jogar as coisas no chão?
Não, em nenhum momento eu fiz isso. Eu estava cansada e queria que ela ficasse como robozinho ali, acontece que ela também estava sensível (provavelmente porque estava sentindo falta dos meus carinhos) e fez algo para chamar a atenção, e eu, mesmo sabendo disso não dei atenção a ela.
Tudo isso teria sido evitado se eu tivesse conversado, mais uma vez: DIÁLOGO! Tanto eu quanto ela teríamos chegado a um consenso, e mesmo que ela não guardasse, ela saberia o porque foi "punida" e provavelmente não seria com um tapa, mas com algo verbal, uma retirada de brinquedos, ou até mesmo a minha expressão de brava. Para ela seria suficiente como algo ruim. Mamãe nunca fica brava. 
Chego a conclusão, mais uma vez, que quem tem que estar bem para poder cuidar bem dos filhos, somos nós mesmas. Por isso enfatizo sempre: cuide de você! Se você não estiver bem, não adianta ler mil livros sobre a melhor forma de educar se no momento do seu cansaço deixar tudo falar mais alto. Tenha uma válvula de escape. É o que realmente faz diferença para que eu consiga ter paciência. E definitivamente SEMPRE mantenha o DIÁLOGO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bolo de cenoura da Lara

Como sempre falo por aqui, incluir os filhos nas tarefas diárias é importante para o desenvolvimento social, familiar, afetivo.... Enfim, é cheio de coisas positivas. Porém, quando o segundo filho vem, acabamos nos rendendo à correria e acabamos fazendo tudo pela forma mais rápida e vamos deixando de dar atenção às pequenas coisas. Lara sempre me ajudou, ela gostava e eu também, aproveitava esse momento que era NOSSO. Aqui tem um post com receita de Pão de Queijo que ela me ajudou a fazer quando ainda tinha só dois anos -  PORQUE INCLUIR OS FILHOS NAS TAREFAS DIÁRIAS?  Agora que a rotina se estabeleceu de forma mais eficaz para todos, voltamos a nos entregar nas pequenas coisas novamente. E ontem foi dia do bolo de cenoura! (Acreditam que enrolei um ano para fazer? ). A receita veio de um projeto da escola e só agora consegui me organizar para voltar a incluir a pequena (e o Lucca também) nas atividades. E no fim lembrei o quanto é bom estarmos juntas na c

Happy Hallooween - Fantasia das crianças

Sempre faço posts com a Lara, mas hoje é a vez dos amiguinhos tomarem conta para o post especial de Hallooween! 😍 Clara, Julia e Gabriel nos inspiram com suas fantasias nesse dia... Essas são fantasias para a festa da escola deles. As meninas saíram pedir doces junto com a amiguinhos... Como foi a comemoração por aí? Lara estuda em escola católica e por isso lá não teve comemorações, fomos ao Let's Eat no sábado e lá eles estão todos fantasiados, ela foi com a tiarinha de aranha e uma make, porém não tirei foto que ficasse boa e desse pra ver (ela não para! Kkk). Mas com essas lindas fantasias dos nossos amiguinhos dá pra ter boas idéias né?  ❤

FELIZ DIA DO ADVOGADO! - PARABÉNS ÀS MÃES ADVOGADAS

E hoje eu comemoro esse dia como advogada (e não mais como estudante como nos anos anteriores), mas vou usar novamente a mesma frase de todos os anos, porque acho que ela define muito bem o que sou, o que somos, e o que só aumenta o brilho deste dia para mim, quanto mãe advogada: A MÃE É A PRIMEIRA DEFENSORA DOS NOSSOS DIREITOS E de todas as coisas boas da vida tê-los ao meu lado para ajudar o mundo é a maior recompensa! Feliz dia a todos os advogados, em especial às mães advogadas que entre prazos e problemas processuais se dedicam aos seus filhos da melhor maneira. Parabéns! Feliz dia! E como não se derreter com uma foto dessas? As fotos são da  NATALIA BISCARO - FOTOGRAFIA  feitas no newborn do Lucca Advogada, mãe de casal, autora do blog Jovens Mães. Sigam nas redes sociais:  Meu instagran pessoal:  @brunabronzato.adv  com toda minha rotina,  e no facebook:  Jovens Mães