Pular para o conteúdo principal

[Saúde] Estresse pós traumático em mães

Esse fim de semana no almoço de domingo a família entrou no assunto de estresse pós traumático em policiais e soldados do exército. Dos traumas, pesadelos, falta de sono, atenção extrema, medo, anciedade...

E fiquei com uma vontade de dizer que as mulheres mães passam por isso bem parecidamas ia iniciar uma outra discussão que eu não estava com vontade discutir .

O estresse pós traumático é muito romantizado na nossa sociedade, somos tão conectados aos EUA que eu particularmente quase liguei 911 ao invés 190. Crescemos os olhos nos filmes e séries que demonstram como é a guerra no Afeganistão, Talibã e de como é quando eles voltam.

Romatizamos a guerra e a violência. Sobreviventes são heróis.

É honroso e compreensível o estresse pós traumatico em policiais e soldados. Honroso porque é o preço que se paga em ser herói e ter prestígio.

Eu acho muito contraditório a socidade ter extrema compreensão nesses casos mas não serem compreensivos com depressão pós parto, com traumas em vítimas de violência física, sexual e verbal.
Crianças com traumas é frescura, estupro é culpa da vítima assim como todas as outras violências: fisica,sexual e verbal.

Li um artigo uma vez dizendo que as mães passam por estresse semelhante a soldados e policiais no pós parto. Privação de sono, anciedade, medo de estarem fazendo algo errado podendo custar a vida da nação(filho), pressão de autoridade (mães,sogras, pediatras, enfermagem e todos que querem meter o betelho), insegurança, atenção extrema (somos acordadas com respiração diferente do bebê).

Aí fui procurar esse artigo que li há alguns meses e encontrei vários.

Os casos de TEPT( Transtorno do Estresse Pós Traumático) em mulheres no pós parto ainda não tem pesquisas grandes de qualidade, o assunto ainda não foi muito estudado como achei que tinha. Mas há pequenas pesquisas, feitas com pequeno grupo de mulheres e tem números consideráveis e eu diria que é digno de uma pesquisa mais detalhada. É muito relacionado com casos anteriores de estresse como abuso na infância.

E sim, existe. Isso em pequenas pesquisas, feitas em um único hospital. Imagina o que podemos encontrar em grande escala?

Entendo que por ser poucos casos confirmados seja pouco compreendido, mas não devemos nunca subestimar os sentimentos e medos de outras pessoas, principalmente familiares e conjuges.

Nós passamos por muitas mudanças hormonais e pressões do circulo familiar, da sociedade e a maior, de nós mesmas. É um fardo muito grande e muitas de nós passamos sosinhas e pior em situações como miséria, drogas, violência e coisas que nem eu imagino. E no nosso caso, sendo mães jovens, sendo ainda mais cobradas e reprimidas.

Não desmereçamos a dor da outra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: