Pular para o conteúdo principal

[Saúde] Estresse pós traumático em mães

Esse fim de semana no almoço de domingo a família entrou no assunto de estresse pós traumático em policiais e soldados do exército. Dos traumas, pesadelos, falta de sono, atenção extrema, medo, anciedade...

E fiquei com uma vontade de dizer que as mulheres mães passam por isso bem parecidamas ia iniciar uma outra discussão que eu não estava com vontade discutir .

O estresse pós traumático é muito romantizado na nossa sociedade, somos tão conectados aos EUA que eu particularmente quase liguei 911 ao invés 190. Crescemos os olhos nos filmes e séries que demonstram como é a guerra no Afeganistão, Talibã e de como é quando eles voltam.

Romatizamos a guerra e a violência. Sobreviventes são heróis.

É honroso e compreensível o estresse pós traumatico em policiais e soldados. Honroso porque é o preço que se paga em ser herói e ter prestígio.

Eu acho muito contraditório a socidade ter extrema compreensão nesses casos mas não serem compreensivos com depressão pós parto, com traumas em vítimas de violência física, sexual e verbal.
Crianças com traumas é frescura, estupro é culpa da vítima assim como todas as outras violências: fisica,sexual e verbal.

Li um artigo uma vez dizendo que as mães passam por estresse semelhante a soldados e policiais no pós parto. Privação de sono, anciedade, medo de estarem fazendo algo errado podendo custar a vida da nação(filho), pressão de autoridade (mães,sogras, pediatras, enfermagem e todos que querem meter o betelho), insegurança, atenção extrema (somos acordadas com respiração diferente do bebê).

Aí fui procurar esse artigo que li há alguns meses e encontrei vários.

Os casos de TEPT( Transtorno do Estresse Pós Traumático) em mulheres no pós parto ainda não tem pesquisas grandes de qualidade, o assunto ainda não foi muito estudado como achei que tinha. Mas há pequenas pesquisas, feitas com pequeno grupo de mulheres e tem números consideráveis e eu diria que é digno de uma pesquisa mais detalhada. É muito relacionado com casos anteriores de estresse como abuso na infância.

E sim, existe. Isso em pequenas pesquisas, feitas em um único hospital. Imagina o que podemos encontrar em grande escala?

Entendo que por ser poucos casos confirmados seja pouco compreendido, mas não devemos nunca subestimar os sentimentos e medos de outras pessoas, principalmente familiares e conjuges.

Nós passamos por muitas mudanças hormonais e pressões do circulo familiar, da sociedade e a maior, de nós mesmas. É um fardo muito grande e muitas de nós passamos sosinhas e pior em situações como miséria, drogas, violência e coisas que nem eu imagino. E no nosso caso, sendo mães jovens, sendo ainda mais cobradas e reprimidas.

Não desmereçamos a dor da outra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...