Pular para o conteúdo principal

[Saúde] Estresse pós traumático em mães

Esse fim de semana no almoço de domingo a família entrou no assunto de estresse pós traumático em policiais e soldados do exército. Dos traumas, pesadelos, falta de sono, atenção extrema, medo, anciedade...

E fiquei com uma vontade de dizer que as mulheres mães passam por isso bem parecidamas ia iniciar uma outra discussão que eu não estava com vontade discutir .

O estresse pós traumático é muito romantizado na nossa sociedade, somos tão conectados aos EUA que eu particularmente quase liguei 911 ao invés 190. Crescemos os olhos nos filmes e séries que demonstram como é a guerra no Afeganistão, Talibã e de como é quando eles voltam.

Romatizamos a guerra e a violência. Sobreviventes são heróis.

É honroso e compreensível o estresse pós traumatico em policiais e soldados. Honroso porque é o preço que se paga em ser herói e ter prestígio.

Eu acho muito contraditório a socidade ter extrema compreensão nesses casos mas não serem compreensivos com depressão pós parto, com traumas em vítimas de violência física, sexual e verbal.
Crianças com traumas é frescura, estupro é culpa da vítima assim como todas as outras violências: fisica,sexual e verbal.

Li um artigo uma vez dizendo que as mães passam por estresse semelhante a soldados e policiais no pós parto. Privação de sono, anciedade, medo de estarem fazendo algo errado podendo custar a vida da nação(filho), pressão de autoridade (mães,sogras, pediatras, enfermagem e todos que querem meter o betelho), insegurança, atenção extrema (somos acordadas com respiração diferente do bebê).

Aí fui procurar esse artigo que li há alguns meses e encontrei vários.

Os casos de TEPT( Transtorno do Estresse Pós Traumático) em mulheres no pós parto ainda não tem pesquisas grandes de qualidade, o assunto ainda não foi muito estudado como achei que tinha. Mas há pequenas pesquisas, feitas com pequeno grupo de mulheres e tem números consideráveis e eu diria que é digno de uma pesquisa mais detalhada. É muito relacionado com casos anteriores de estresse como abuso na infância.

E sim, existe. Isso em pequenas pesquisas, feitas em um único hospital. Imagina o que podemos encontrar em grande escala?

Entendo que por ser poucos casos confirmados seja pouco compreendido, mas não devemos nunca subestimar os sentimentos e medos de outras pessoas, principalmente familiares e conjuges.

Nós passamos por muitas mudanças hormonais e pressões do circulo familiar, da sociedade e a maior, de nós mesmas. É um fardo muito grande e muitas de nós passamos sosinhas e pior em situações como miséria, drogas, violência e coisas que nem eu imagino. E no nosso caso, sendo mães jovens, sendo ainda mais cobradas e reprimidas.

Não desmereçamos a dor da outra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

Três coisas que te impedem de ser mais produtiva

É claro que eu queria poder assistir Suits na Netflix a tarde inteira. Mas até para que isso seja possível é preciso um planejamento e produtividade que permita que o descanso seja efetivo. Para quando estivermos ali, realmente nos sintamos felizes, satisfeitas e heroínas por ter conseguido aquele momento vitorioso. Vou te contar uma coisa: em 2019, logo que me mudei pra longe de minha família pela primeira vez, eu sentava na frente do computador todas as tardes, mas não produzia NADA. Limpava a casa 5x ao dia e ela estava sempre suja. Fazia cursos e não conseguia aplicar NADA. Não era falta de motivação, força de vontade ou qualquer blá blá motivacional; sim tinha a questão da ansiedade, mas não era isso (porque poxa vida, eu tentava).  Acontece que ser produtiva não é assim tão fácil, não basta apenas querer (quem dera), nem mesmo força de vontade (falam isso como se fossemos preguiçosas, né?), nem simplesmente motivação (tá, vai ter um monte de gente dizendo por aí que vc precis...

Artes da Lara

Quem nunca... O batom era da linha Elas da Jequiti e eu gostava muito, claro... Mas vai que ela ficou uma fofa... Que mamãe resiste? Por: Bruna Francine