Pular para o conteúdo principal

A mãe advogada





Com a crescente presença de mulheres no âmbito da advocacia (assim como nas demais profissões) o mundo vê-se na necessidade de adaptar-se à rotina, principalmente, daquelas que são mães. Afinal, é algo que não podemos simplesmente desligar para prosseguir com a trajetória profissional. Hoje em dia, muito mais que questão de escolha é também uma necessidade que muitas mulheres têm de se firmar profissionalmente, e, além disso, é um direito que toda mulher possa continuar buscando seus sonhos pós-maternidade.
Contudo, o preconceito enfrentado é ainda maior que os obstáculos tradicionais da carreira e da maternidade separadamente, mas com o apoio uma das outras é possível mudar esse cenário, precisamos estar nos apoiando sempre, é possível ser uma excelente mãe e também ótima profissional, afinal, uma profissional que faz o que ama reflete sua felicidade aos filhos e é uma excelente mãe!
O mundo muda e precisamos acompanhá-lo, apesar do preconceito existente (e persistente) nos tribunais, algumas conquistas foram incluídas no Estatuto da OAB¹ desde 2016, alterando-o e garantindo alguns direitos para as advogadas gestantes e lactantes, sendo alguns deles:

·         Possibilidade de suspensão do processo por 30 dias quando a mulher, desde que seja a única advogada de alguma das partes, der à luz ou adotar;
·         Suspensão dos prazos em curso, por oito dias quando o único advogado de alguma das partes tornar-se pai ou adotar;
·         Gestantes e lactantes serão dispensadas nas entradas de tribunais de passar em aparelhos de raio x ou detector de metais;
·         Prioridade nas sustentações orais (e pauta de audiência).

A CAASP também prevê auxilio maternidade para a mãe advogada que preencher os requisitos e auxílio natalidade, nos demais estados algumas Caixa de Assistência aos Advogados também tem a mesma previsão, porem cada um com suas particularidades, requisitos e valores. Assunto a ser tratado em um post específico (contudo para a advogada que se interessar pode consultar no Site da CAASP > Benefícios > Auxilio Maternidade).
Há muito a conquistar, principalmente em relação aos pré-julgamentos, mas se estivermos umas apoiando as outras e não desistirmos de nossos objetivos teremos um judiciário mais igualitário entre os sexos e mais respeitoso com as advogadas na condição de mãe.
Deixo aqui neste post minha admiração por cada advogada que luta com suas dificuldades diárias mesmo quando não há apoio, seja da legislação, seja da sociedade. Sabemos o quão difícil é para cada uma de nós em cada uma de nossas lutas, mas sabemos também o quanto somos vitoriosas e capazes de ir além. Por isso, nunca deixem de lutar pelos seus sonhos, direitos e vontades, quando estamos unidas podemos muito mais! E podemos ser o que quisermos!

Bruna Bronzato
Graduada pela Faculdade de Direito de Itu - FADITU, pós graduanda em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito - EPD. Atuante desde janeiro de 2017. Em 2013 iniciou o projeto Blog Jovens Mães com o objetivo de aliar maternidade e carreira. Hoje é uma das sócias da Bronzato & Scarparo Advocacia e atua nas áreas de família e Tributário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...