Pular para o conteúdo principal

A mãe advogada





Com a crescente presença de mulheres no âmbito da advocacia (assim como nas demais profissões) o mundo vê-se na necessidade de adaptar-se à rotina, principalmente, daquelas que são mães. Afinal, é algo que não podemos simplesmente desligar para prosseguir com a trajetória profissional. Hoje em dia, muito mais que questão de escolha é também uma necessidade que muitas mulheres têm de se firmar profissionalmente, e, além disso, é um direito que toda mulher possa continuar buscando seus sonhos pós-maternidade.
Contudo, o preconceito enfrentado é ainda maior que os obstáculos tradicionais da carreira e da maternidade separadamente, mas com o apoio uma das outras é possível mudar esse cenário, precisamos estar nos apoiando sempre, é possível ser uma excelente mãe e também ótima profissional, afinal, uma profissional que faz o que ama reflete sua felicidade aos filhos e é uma excelente mãe!
O mundo muda e precisamos acompanhá-lo, apesar do preconceito existente (e persistente) nos tribunais, algumas conquistas foram incluídas no Estatuto da OAB¹ desde 2016, alterando-o e garantindo alguns direitos para as advogadas gestantes e lactantes, sendo alguns deles:

·         Possibilidade de suspensão do processo por 30 dias quando a mulher, desde que seja a única advogada de alguma das partes, der à luz ou adotar;
·         Suspensão dos prazos em curso, por oito dias quando o único advogado de alguma das partes tornar-se pai ou adotar;
·         Gestantes e lactantes serão dispensadas nas entradas de tribunais de passar em aparelhos de raio x ou detector de metais;
·         Prioridade nas sustentações orais (e pauta de audiência).

A CAASP também prevê auxilio maternidade para a mãe advogada que preencher os requisitos e auxílio natalidade, nos demais estados algumas Caixa de Assistência aos Advogados também tem a mesma previsão, porem cada um com suas particularidades, requisitos e valores. Assunto a ser tratado em um post específico (contudo para a advogada que se interessar pode consultar no Site da CAASP > Benefícios > Auxilio Maternidade).
Há muito a conquistar, principalmente em relação aos pré-julgamentos, mas se estivermos umas apoiando as outras e não desistirmos de nossos objetivos teremos um judiciário mais igualitário entre os sexos e mais respeitoso com as advogadas na condição de mãe.
Deixo aqui neste post minha admiração por cada advogada que luta com suas dificuldades diárias mesmo quando não há apoio, seja da legislação, seja da sociedade. Sabemos o quão difícil é para cada uma de nós em cada uma de nossas lutas, mas sabemos também o quanto somos vitoriosas e capazes de ir além. Por isso, nunca deixem de lutar pelos seus sonhos, direitos e vontades, quando estamos unidas podemos muito mais! E podemos ser o que quisermos!

Bruna Bronzato
Graduada pela Faculdade de Direito de Itu - FADITU, pós graduanda em Direito Constitucional e Administrativo pela Escola Paulista de Direito - EPD. Atuante desde janeiro de 2017. Em 2013 iniciou o projeto Blog Jovens Mães com o objetivo de aliar maternidade e carreira. Hoje é uma das sócias da Bronzato & Scarparo Advocacia e atua nas áreas de família e Tributário.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de mãe cansada

Às vezes parece tão fácil, tão bonito e simples... Mas tudo o que eu queria é que fosse mais fácil. Estar agora dentro de um ônibus, com essa chuva lá fora pode parecer motivante por fazer parte do sonho que estou buscando, mas na real? Cansa. Cansa muito. Eu não queria ter que viajar todos os dias, não queria ter que deixar a Lara, não queria ter que cansar; mas sabe, no fundo é disso que eu gosto, pois é isso que me move. Pode parecer difícil, pode ser super cansativo, às vezes eu só queria dormir mais cedo e acordar mais tarde. Mas eu sou mãe jovem. Ainda não terminei meus estudos. E tenho que tirar meu sustento. É... Sou mulher, preciso viver. Ou melhor, lutar pra viver. Mas eu só queria dormir.... Quem disse que eu preciso ser perfeita? Ou que tenho que estar forte sempre? Acreditem, já me disseram isso. Mas não. Ninguém precisa ser forte sempre, ninguém precisa ser perfeito. Porque ser perfeito é ser feliz, e a minha felicidade agora é dormir. Bem vindas ao nosso mundo mamães! Ma...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

O QUE É E COMO FAZER UM PLANO DE PARTO

Existem muitos modelos de Plano de Parto pela internet, inclusive o meu - Plano de Parto , é crescente a informação da importância desse documento para que se possa garantir um parto respeitoso e seguro (cesariana e parto normal), porém, além de muitas gestantes ainda não saberem o que é (tem um IGTV no meu Instagram onde explico - Clique para assistir o que é Plano de Parto ) também têm dificuldade em redigir o seu, mesmo com modelos. ⁣ O que é Plano de Parto ⁣ É uma carta em que a gestante manifesta por escrito as preferencias que tem para o parto - prevista nas legislações de parto humanizado - em São Paulo pela l ei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021, e pela norma das Diretivas Antecipadas de Vontade - Resolução 1995/2012 do CFM, que diz sobre o paciente poder manifestar suas vontades. Desta forma, o Plano de Parto possui fundamento jurídico e deve ser respeitada as vontades da gestante. Então vai aí três dicas do que é essencial ter no seu Plano de Parto:⁣ Como fazer me...