Pular para o conteúdo principal

Marcas da Infância - por Daiane Pujol

Todos nós temos memórias de nossa infância que revivemos frequentemente, seja com dor ou alegria. Da mesma forma, estamos sempre pensando (ou deveríamos pensar) em como deixamos essas marcas para nossos filhos. Com esse lindo texto da educadora Daiane Pujol, deixo a vocês a reflexão: que marcas estamos deixando para nossos filhos? 

Marcas da infância - Por Daiane Pujol (professora e orientadora educacional) 


Quanto medo colocamos na mente das crianças sem nos darmos conta? São medos que criamos, alimentamos e damos para que comam. Limitamos a ousadia , rompemos com a criatividade, freiamos as tentativas, porque um dia também erramos, nos frustramos, caímos... Quantas vezes dizemos com a intenção de proteger: "sai daí, você vai cair"? E impedimos o pulo, a escalada, o pendurar-se... que na verdade seriam ensaios para mais tarde pular, escalar , alcançar novos voos ... Quem sabe também fomos crianças que quando caímos aprendemos que o tombo além de doer em nós, deixava nossos pais bravos, irritados, chateados e quando nos tornamos adultos ficamos com medo de arriscar, porque cair machuca. Quem sabe fomos crianças que não podíamos falar na escola, nem em casa sobre os nossos sentimentos e hoje escondemos mágoas, feridas, traumas , que nos impedem de crescer, pois ainda há uma criança que precisa se expressar dentro de nós. Quem sabe nossos pais e professores nos chamaram de coisas que acreditamos ser : burro, bobo, danado, coitado, pobrezinho... Ou quem sabe nos deram tudo, menos tempo de qualidade, menos abraços, menos carinho, trocados por bonecas e carrinhos. Quem sabe estamos cometendo os mesmos erros de outras gerações e não nos damos conta ainda de que algo está dando errado. Dizemos que fomos criados assim e não caiu pedaço, mas ocultamos as marcas deixadas ... Muitas vezes não sabemos ou não vemos que há uma razão de ser quem somos, de chorar o que choramos, de calar o que não confessamos, de fazer o que fazemos... São marcas da infância! E nós o que estamos fazendo com as nossas crianças? 

Daiane Pujol é formada em Pedagogia, pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Educação Especial
  Educadora Parental em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association . 
Atualmente atua como Orientadora Educacional em uma escola de Educação Infantil 
tem se dedicado a auxiliar pais e educadores na educação das crianças. 
Instagram pessoal: @daipujol


Espero que com essa reflexão possamos diariamente dar nosso melhor aos nossos filhos, seja trabalhando, educando, ou apenas cuidando. Que nenhuma de nossas escolhas nos façam esquecer de colocá-los no meio de nossos pensamentos. Que nossa luta seja por nós, mas sempre com eles!

Por Bruna Bronzato


Nos sigam nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chá do Lucca - Céu encantado

Estou devendo o post do chá do Lucca , tá eu sei.. rsrs Mas estou voltando a rotina agora (gente, que doidera ser mae de dois e conciliar tudo kkk - mas vale muito a pena, sério). Então, vou deixar umas fotos de como ficou a decoração feita toda pela família (já sabem né? Quiserem uma festinha simples e linda e fugir um pouco do tradicional, nos contate, via email, direct no insta, menssenger, fiquem a vontade, hehe). Mas a maior parte é confecção de minha mãe, eu só idealizo ahaha. Espero que gostem. Agora estamos nos preparativos para batizado (simples também) e festa de 4 anos da Lara ( vou ficar doida! ) Para contatos e orçamentos:  Email: bronzato78@gmail.com ou via Whats app (11) 98986-9043 (Bruna ou Kátia). Lembrancinas enviamos para todo país, Doces e decoração região de Sorocaba.

Eu quero uma casa na árvore - especial dia das crianças

Do nada sou surpreendida com essa frase: "mamãe,  eu queria uma casa na árvore " Perai, árvore?! Nem temos árvore em casa  Aí vai lá a mãe super compreensiva que sou, explicar que não dá pra termos uma casa na árvore,  que nem árvore temos e etc... ela me solta: "mas é só comprar!" (RSRS) Então,  como toda mãe boba eu mando para a família toda essa pequena "historinha" da casa na árvore.  Todos riem e acham muito fofa, claro... Mas eis que minha mãe sabe o que é "a casa na árvore": é uma casa na árvore, passa naquele canal de desenho. Gente,  quem não entendeu que era um brinquedo?  (RSRS) Como ela nunca nos pede nada, e eu queria dar alguma coisa pra ela, já que depois da chegada do irmaozinho quem ganha tudo é ele, e o dia da crianças estava aí, juntamos o útil ao agradável; e agora temos uma casa na árvore em casa. Rsrs E por aí? Houve pedidos inéditos? 

Onde fui me meter?

As vezes me pego pensando onde eu estava com a cabeça quando decidi ser mãe (sim, eu decidi em todas as vezes). Eu não planejei uma vida como a maioria das mulheres e como a sociedade diz que tem que ser, eu apenas senti que deveria deixar acontecer, e Deus agraciou minha fertilidade e me deu os filhos que um dia eu sonhei ter. Que loucura me meti! Com certeza a maior e melhor da vida. Uma coisa meio doida que me deixa pirada. Uma hora me sinto cheia de energia, consigo plane jar várias coisas, brincar, estimular, (re)viver a infância com eles. Mas tem horas que simplesmente acho que não vou dar conta. O mundo cobra muito. Cobra uma educação correta, cobra mães exemplares... já falei muito sobre isso, e apesar de dar dicas de como não ficar louca com essa cobrança social toda (principalmente se vc é mãe antes dos 25 - sei lá pq acham que vc não sabe ser mae), eu sou a primeira a enlouquecer. As vezes, volto para ler meus textos que escrevi "para os outros" e no fundo