Pular para o conteúdo principal

Gestante surda tem direito à intérprete de LIBRAS durante o parto

 Lei sancionada no estado do Mato Grosso do Sul, publicada no diário Oficial dia 14/07/2020 , garante intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) à gestantes surdas, quando estas solicitarem.

Lei parecida foi publicada no estado de Pernambuco em 19/08/2020

Benefícios dessa conquista para a comunidade surda:

- Servem como base histórica para a garantia desse direito nos demais estados brasileiros.

- O intérprete poderá ser livremente escolhido pela gestante.

- Lembrando que a maioria dos estados já garante intérprete nas consultas de pré-natal.

Importante: 

O intérprete não substitui o direito ao acompanhante (garantido em todo o Brasil por lei federal).


O que fazer se não fornecerem intérprete de Libras no parto:

Se seu direito for desrespeitado nos estados em que há lei expressa prevendo esse direito, pode ser aplicado multa e até mesmo pedido por danos morais, uma vez que o parto é momento único na vida de uma mulher e sua característica não deve ser impeditivo de vivê-lo intensamente e da melhor forma possível.

Se não houver legislação no seu estado, vale procurar a defensoria pública ou um advogado para que peça à justiça, em liminar, a garantia do intérprete e acompanhante (mesmo em meio à pandemia COVID-19 esses direitos continuam garantidos, bastando que as pessoas participantes estejam dentro das recomendações da OMS e sem sintomas do vírus).



Por Bruna Bronzato

Nos sigam nas redes sociais:


Comentários

  1. Bruna bastante interessante o post falando do assunto, que bom que agora as gestantes surdas tem esse direito, é mais uma vitória, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é...

Sou mãe jovem, e daí?

Se tem uma coisa que me irrita profundamente é ler certos comentários de pessoas que não acrescentaram em nada no post (seja em redes sociais ou sites de notícias) e que só mostram o quanto as pessoas não tem empatia e o quanto culpam a mãe pela idade, pelo estado civil, quantidade de tatuagens, nível de escolaridade.  Gente!!! Parem esse mundo que não quero viver nele!!! Hoje estava lendo uma notícia no portal do G1 sobre a morte de uma jovem de 15 anos no parto (por negligência médica) e ainda tiveram pessoas capazes de comentar que "ninguém mandou ela engravidar com essa idade", meu Deus do céu, pode mandar Jesus voltar agora? Porque assim... os médicos cometem um erro em um parto e a culpa é da menina porque engravidou jovem demais? Fico aqui pensando o que leva de fato uma pessoa a pensar assim, só pode ter sido falta de amor, porque uma pessoa amada teria compaixão da família, do bebê que nasceu bem e já órfão... Mas não, a pessoa prefere acusar a men...

Mãe, a primeira defensora dos nossos direitos!

Feliz Dia do Advogado! #repost - 11/08/2017 E como não dizer que nossas mães são nossas melhores advogadas não é mesmo? Como não ser a melhor advogada dos nossos filhos?! Parabéns a todos os advogados e as mamães advogadas que se dedicam entre prazos processuais e o amor aos filhos! Estou quase lá! Esse esforço todo vai valer a pena!