Pular para o conteúdo principal

Porque denunciar a Violência Obstétrica?

Já comentei sobre esse assunto nesse post: SOFRI VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA. DEVO DENUNCIAR?, porém continua sendo um assunto recorrente e que muitas mães ainda tem duvida do que podem ou não fazer em uma situação como essa.

E hoje lendo o relato de parto da Flávia do Blog relembrei o quanto há muitas mulheres que sofrem Violência Obstétrica, mesmo em cesarianas eletivas. No link da primeira linha tem descrita todas as formas de violência que uma mulher pode sofrer no pré, parto e situações de aborto (até em uma situação de dor e perda há equipes médicas que conseguem desrespeitar). Esse é um trecho do relato da Flávia no post RELATO DE PARTO COM VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA:


"Eu não vi meu filho quando nasceu, meus olhos não abriam. Eu só escutava ele chorando e sei que levaram ele para a pediatra avaliar.

Eu continuei ali para retirada da placenta, me mostraram meu bebê depois ao longe e me aplicaram anestesia local para dar pontos no corte vaginal. Enquanto a enfermeira dava os pontos eu ia me recompondo e o médico chegou. Mas já era tarde."



Quando puder denunciar, o faça, não é só por você, sabemos que os traumas de uma violência não serão superados, talvez nem tenha um desfecho para a equipe médica, nem mesmo uma responsabilização. Mas você fez sua parte, e sua denúncia unida a outras pode mudar a realidade obstétrica do país inteiro. Denuncie. 

Violência Contra a Mulher – 180, ou disque-saúde - 136

Temos a mania de justificar com o bem estar dos filhos depois, "ele está bem, é o que importa"; sim, está, Graças a Deus. Mas você tem o direito de se sentir mal pelo que te fizeram, seu bebê poderia estar bem e você melhor ainda. A dor é inevitável, mas provocar o sofrimento não é admissível.




Você é só uma entre várias, mas se todas denunciarem, seremos uma grande corrente e as próximas mães poderão ser respeitadas nesse momento incrível da vida.  E teremos colaborado pra mais crianças virem ao mundo de forma harmoniosa e respeitosa, e você saberá que fez parte disso.


Para um próximo post falaremos especificamente de cada tipo de VO. E se você tem um relato para mandar de forma a enriquecer os textos, ficaremos muito felizes e gratas, envie para o email bronzato78@gmail.com, AC: Bruna.

Advogada, mãe de casal, autora do blog Jovens Mães.


Sigam nas redes sociais: 
Meu instagran pessoal: @brunabronzato.adv com toda minha rotina, 
e no facebook: Jovens Mães

Comentários

  1. Oi Bruna! Obrigada por compartilhar aqui um pouco da minha história. Há onze anos atrás eu nem sabia que aquilo que estava acontecendo comigo era algo que se pudesse denunciar. Eu era totalmente leiga quanto a essas questoqu. Nunca nem tinha ouvido falar sobre. Por isso a importância de falarmos cada vez mais sobre essa temática, a fim de que mais mulheres tomem conhecimento do assunto e assim possam se fortalecer e combater esses abusos que são tão fortes na vida de uma mulher. Parabéns pelo post! Amei! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Post de imensa importância nos dias de hoje

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o incentivo!!

    ResponderExcluir
  4. Informação é tudo, não é mesmo, certas coisas acontecem e talvez no calor da emoção, não entendemos de fato o que houve.

    ResponderExcluir
  5. Temos de ficar de olho e exigir nossos direitos, com certeza deve ser denunciada, o parto deve ser um momento lindo em nossa vida e não um momento difícil.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de mãe cansada

Às vezes parece tão fácil, tão bonito e simples... Mas tudo o que eu queria é que fosse mais fácil. Estar agora dentro de um ônibus, com essa chuva lá fora pode parecer motivante por fazer parte do sonho que estou buscando, mas na real? Cansa. Cansa muito. Eu não queria ter que viajar todos os dias, não queria ter que deixar a Lara, não queria ter que cansar; mas sabe, no fundo é disso que eu gosto, pois é isso que me move. Pode parecer difícil, pode ser super cansativo, às vezes eu só queria dormir mais cedo e acordar mais tarde. Mas eu sou mãe jovem. Ainda não terminei meus estudos. E tenho que tirar meu sustento. É... Sou mulher, preciso viver. Ou melhor, lutar pra viver. Mas eu só queria dormir.... Quem disse que eu preciso ser perfeita? Ou que tenho que estar forte sempre? Acreditem, já me disseram isso. Mas não. Ninguém precisa ser forte sempre, ninguém precisa ser perfeito. Porque ser perfeito é ser feliz, e a minha felicidade agora é dormir. Bem vindas ao nosso mundo mamães! Ma...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

O QUE É E COMO FAZER UM PLANO DE PARTO

Existem muitos modelos de Plano de Parto pela internet, inclusive o meu - Plano de Parto , é crescente a informação da importância desse documento para que se possa garantir um parto respeitoso e seguro (cesariana e parto normal), porém, além de muitas gestantes ainda não saberem o que é (tem um IGTV no meu Instagram onde explico - Clique para assistir o que é Plano de Parto ) também têm dificuldade em redigir o seu, mesmo com modelos. ⁣ O que é Plano de Parto ⁣ É uma carta em que a gestante manifesta por escrito as preferencias que tem para o parto - prevista nas legislações de parto humanizado - em São Paulo pela l ei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021, e pela norma das Diretivas Antecipadas de Vontade - Resolução 1995/2012 do CFM, que diz sobre o paciente poder manifestar suas vontades. Desta forma, o Plano de Parto possui fundamento jurídico e deve ser respeitada as vontades da gestante. Então vai aí três dicas do que é essencial ter no seu Plano de Parto:⁣ Como fazer me...