Pular para o conteúdo principal

Amamentação e a volta ao trabalho

#licençaamamentação
#amamentaçãoemmamadeira

Em comemoração ao AGOSTO DOURADO, instituído pela lei federal 13.435/17 decretando agosto o mês  da amamentação, hoje vamos falar sobre os direitos trabalhistas da mãe que amamenta e volta ao trabalho.




Pela CLT, em seu artigo 396, a mãe que amamenta terá direito a dois descansos de meia hora  a serem dedicados à amamentação do filho até o bebê completar seis meses, ou quando a saúde exigir pode ser aumentado (mediante atestado do pediatra).
Esse período poderá ser unido em uma hora (saindo mais cedo, por exemplo), se assim for combinado entre o empregador e a mãe, já que a legislação não estabelece uma obrigatoriedade desses descansos serem separados, e também de ser essa a melhor forma para muitas mães que, em sua maioria, moram distante do trabalho e não teriam como amamentar dentro da empresa nesse pequeno período e nem ir até a própria casa ou creche onde estiver o bebê.

E a mãe que amamenta por meio de MAMADEIRA?

Recentemente a discussão entrou em pauta, após um funcionária ajuizar uma ação contra a empresa que negou esse intervalo a ela, pelo fato de ela dar mamadeira ao filho e segundo argumento da empresa: "a trabalhadora não usufruiu do benefício por livre e espontânea vontade", contudo o juiz entendeu ser um direito fundamental da criança estabelecido pela CLT que visa proteger a saúde e bem estar, entendeu ele que era dever do empregador conceder esse intervalo para amentação, pois a legislação entende "amamentação" - sentido de "alimentar", tendo como finalidade proteger a relação mãe-bebê.(decisão número 0148500-28.2009.5.03.0052 ED).

Lembrando que esse é o entendimento de um magistrado, porém não é maioritário, mas nada impede de solicitar junto a empresa que este direito lhe seja concedido.

Vale ressaltar também que o Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, e que esta se estenda até o segundo ano de vida. 
Desta forma temos muito a caminhar em relação aos direitos trabalhistas da mãe, vez que muitas se vem na dificuldade de manter uma amamentação,a começar pela licença-maternidade ser de apenas 4 meses, tornando inviável, muitas vezes, a amamentação exclusiva. 

Para as mães que de alguma forma não puderam ou não conseguiram amamentar seus filhos não deixem de ler o relato da nutricionista Camila Teles: O QUE APRENDI COM A FÓRMULA INFANTIL.

Leia também: COMO ARMAZENAR O LEITE MATERNO (Também uma opção para as mães que precisam voltar a trabalhar e pretendem manter o aleitamento materno).

Advogada, mãe de casal, autora do blog Jovens Mães.


Sigam nas redes sociais: 
Meu instagran pessoal: @brunabronzato.adv com toda minha rotina, 
e no facebook: Jovens Mães



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo de mãe cansada

Às vezes parece tão fácil, tão bonito e simples... Mas tudo o que eu queria é que fosse mais fácil. Estar agora dentro de um ônibus, com essa chuva lá fora pode parecer motivante por fazer parte do sonho que estou buscando, mas na real? Cansa. Cansa muito. Eu não queria ter que viajar todos os dias, não queria ter que deixar a Lara, não queria ter que cansar; mas sabe, no fundo é disso que eu gosto, pois é isso que me move. Pode parecer difícil, pode ser super cansativo, às vezes eu só queria dormir mais cedo e acordar mais tarde. Mas eu sou mãe jovem. Ainda não terminei meus estudos. E tenho que tirar meu sustento. É... Sou mulher, preciso viver. Ou melhor, lutar pra viver. Mas eu só queria dormir.... Quem disse que eu preciso ser perfeita? Ou que tenho que estar forte sempre? Acreditem, já me disseram isso. Mas não. Ninguém precisa ser forte sempre, ninguém precisa ser perfeito. Porque ser perfeito é ser feliz, e a minha felicidade agora é dormir. Bem vindas ao nosso mundo mamães! Ma...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

O QUE É E COMO FAZER UM PLANO DE PARTO

Existem muitos modelos de Plano de Parto pela internet, inclusive o meu - Plano de Parto , é crescente a informação da importância desse documento para que se possa garantir um parto respeitoso e seguro (cesariana e parto normal), porém, além de muitas gestantes ainda não saberem o que é (tem um IGTV no meu Instagram onde explico - Clique para assistir o que é Plano de Parto ) também têm dificuldade em redigir o seu, mesmo com modelos. ⁣ O que é Plano de Parto ⁣ É uma carta em que a gestante manifesta por escrito as preferencias que tem para o parto - prevista nas legislações de parto humanizado - em São Paulo pela l ei nº 17.431, de 14 de outubro de 2021, e pela norma das Diretivas Antecipadas de Vontade - Resolução 1995/2012 do CFM, que diz sobre o paciente poder manifestar suas vontades. Desta forma, o Plano de Parto possui fundamento jurídico e deve ser respeitada as vontades da gestante. Então vai aí três dicas do que é essencial ter no seu Plano de Parto:⁣ Como fazer me...