Pular para o conteúdo principal

Amamentação e a volta ao trabalho

#licençaamamentação
#amamentaçãoemmamadeira

Em comemoração ao AGOSTO DOURADO, instituído pela lei federal 13.435/17 decretando agosto o mês  da amamentação, hoje vamos falar sobre os direitos trabalhistas da mãe que amamenta e volta ao trabalho.




Pela CLT, em seu artigo 396, a mãe que amamenta terá direito a dois descansos de meia hora  a serem dedicados à amamentação do filho até o bebê completar seis meses, ou quando a saúde exigir pode ser aumentado (mediante atestado do pediatra).
Esse período poderá ser unido em uma hora (saindo mais cedo, por exemplo), se assim for combinado entre o empregador e a mãe, já que a legislação não estabelece uma obrigatoriedade desses descansos serem separados, e também de ser essa a melhor forma para muitas mães que, em sua maioria, moram distante do trabalho e não teriam como amamentar dentro da empresa nesse pequeno período e nem ir até a própria casa ou creche onde estiver o bebê.

E a mãe que amamenta por meio de MAMADEIRA?

Recentemente a discussão entrou em pauta, após um funcionária ajuizar uma ação contra a empresa que negou esse intervalo a ela, pelo fato de ela dar mamadeira ao filho e segundo argumento da empresa: "a trabalhadora não usufruiu do benefício por livre e espontânea vontade", contudo o juiz entendeu ser um direito fundamental da criança estabelecido pela CLT que visa proteger a saúde e bem estar, entendeu ele que era dever do empregador conceder esse intervalo para amentação, pois a legislação entende "amamentação" - sentido de "alimentar", tendo como finalidade proteger a relação mãe-bebê.(decisão número 0148500-28.2009.5.03.0052 ED).

Lembrando que esse é o entendimento de um magistrado, porém não é maioritário, mas nada impede de solicitar junto a empresa que este direito lhe seja concedido.

Vale ressaltar também que o Ministério da Saúde recomenda a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, e que esta se estenda até o segundo ano de vida. 
Desta forma temos muito a caminhar em relação aos direitos trabalhistas da mãe, vez que muitas se vem na dificuldade de manter uma amamentação,a começar pela licença-maternidade ser de apenas 4 meses, tornando inviável, muitas vezes, a amamentação exclusiva. 

Para as mães que de alguma forma não puderam ou não conseguiram amamentar seus filhos não deixem de ler o relato da nutricionista Camila Teles: O QUE APRENDI COM A FÓRMULA INFANTIL.

Leia também: COMO ARMAZENAR O LEITE MATERNO (Também uma opção para as mães que precisam voltar a trabalhar e pretendem manter o aleitamento materno).

Advogada, mãe de casal, autora do blog Jovens Mães.


Sigam nas redes sociais: 
Meu instagran pessoal: @brunabronzato.adv com toda minha rotina, 
e no facebook: Jovens Mães



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: