Pular para o conteúdo principal

Câncer de Mama na Gestação

Tema triste e mais comum do que imaginamos. Não paramos para pensar nele até acontecer com alguém próximo ou conosco, não é mesmo?
Mas não precisamos esperar acontecer para nos sensibilizarmos com os outros. 
Esse tema surgiu quando uma amiga postou nas redes sociais o tema do TCC apresentado para conclusão do curso de Enfermagem: "ENFRENTAMENTO DA GESTANTE COM O DIAGNÓSTICO DO CANCER DE MAMA" - escrito por Raiane Suellen Leão.

O que me chamou atenção foi o abordamento psicológico além dos tratamentos médicos. Neste post vamos demosntrar um pouco da forma como ela quis ajudar as gestantes, que infelizmente, passam pela situação.

Nas palavras da estudante: "O cancer de mama relacionado à gravidez é aquele detectado durante a gestação ou doze meses após o parto. É algo desafiador para a mãe e a família."

O problema abordado foi a principal dificuldade entre a terapia ideal para a mãe e o bem estar do feto.

Vai muito além dos tratamentos médico disponíveis, há casos em que é preciso escolher entre a gestação ou o tratamento. E para uma mãe que sonha com esse momento mágico e toda a preparação, estar com o bebê, amamentar, e tudo o mais deve ser uma decisão bem difícil.

O TRATAMENTO

O tratamento da gestante com essa doença é o mesmo da mãe não gestante: "Controle da doença deve ser local previnindo-a de mestáteses, porém o tratamento deve ser avlaiado com muito critério em decorrência dos possíveis efeitos ao feto". (TCC em tela, página 10.)

A intervenção por radioterapia deve ser feita com preferencia após o parto, sendo que normalmente o tratamento utilizado é a quimioterapia sistêmica.

AMAMENTAÇÃO

É sabido que durante a gestação ocorre muitas mudanças nas mamas da gestante . 
Acontece, que no caso em pauta as vezes essas mudanças impossibilitam um diagnóstico que quanto mais precoce, melhor para o tratamento.
Em se tratando da possibilidade de amamentar vai depender do tratamento utilizado, do grau da doença, e de tudo o que ocorreu.
Caso seja necessário retirar as mamas, retirando os ductos mamários, não haverá possibilidade de prosseguir com a amamentação. Contudo, caso seja unilateral e a mama saudável não passar por nenhum procedimento a produção de leite ocorrerá normalmente e poderá prosseguir com a amamentação.

CONCLUSÃO
Apesar de ser mais frequente do que imaginamos, não há muitos estudos sobre o tema, o que dificulta à propria gestante se ajudar a superar um quadro tão difícil, desta forma mostrou-se no trabalho relatado a importância de uma equipe multidisciplinar, pois o tema é muito aquém do tratamento médico. É preciso que o psicológico da mulher a ajude a família a apoie. É preciso um comprometimendo de toda equipe, médica, familiar e demais profissionais da saúde.

Para as mães que passam por essa fase, deixo minha força e orações. Vocês são fortes e conseguem, por vocês e pelos filhos! <3 Força! 


Sigam nas redes sociais:
Facebook - Jovens Mães
Instagran - @jovensmaesblog pessoal @bruna_bronzato



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

"Lei Julia Matos" - Lei em prol às advogadas gestantes - 11 de Agosto / Dia do Advogado

Toda gestante que trabalha, sejá lá qual for a profissão, autônoma ou não, sabe das dificuldades que são encarar uma gestação sem porder deixar de trabalhar, ou sem se quer mudar a rotina.  Acontece, que a maioria das gestantes já tem seus direitos garantidos pela CLT, nos casos de empregadas regido por esta lei. Sempre pensei em como seria ser advogada gestante. A Lei que dá título ao post - chamada  Lei Julia Matos  altera os artigos previstos no Código de Processo Civil, bem como o Estatuto da Advocacia; garantindo certos direitos que são essenciais às mulheres gestantes. Dentre as quais: