Pular para o conteúdo principal

Câncer de Mama na Gestação

Tema triste e mais comum do que imaginamos. Não paramos para pensar nele até acontecer com alguém próximo ou conosco, não é mesmo?
Mas não precisamos esperar acontecer para nos sensibilizarmos com os outros. 
Esse tema surgiu quando uma amiga postou nas redes sociais o tema do TCC apresentado para conclusão do curso de Enfermagem: "ENFRENTAMENTO DA GESTANTE COM O DIAGNÓSTICO DO CANCER DE MAMA" - escrito por Raiane Suellen Leão.

O que me chamou atenção foi o abordamento psicológico além dos tratamentos médicos. Neste post vamos demosntrar um pouco da forma como ela quis ajudar as gestantes, que infelizmente, passam pela situação.

Nas palavras da estudante: "O cancer de mama relacionado à gravidez é aquele detectado durante a gestação ou doze meses após o parto. É algo desafiador para a mãe e a família."

O problema abordado foi a principal dificuldade entre a terapia ideal para a mãe e o bem estar do feto.

Vai muito além dos tratamentos médico disponíveis, há casos em que é preciso escolher entre a gestação ou o tratamento. E para uma mãe que sonha com esse momento mágico e toda a preparação, estar com o bebê, amamentar, e tudo o mais deve ser uma decisão bem difícil.

O TRATAMENTO

O tratamento da gestante com essa doença é o mesmo da mãe não gestante: "Controle da doença deve ser local previnindo-a de mestáteses, porém o tratamento deve ser avlaiado com muito critério em decorrência dos possíveis efeitos ao feto". (TCC em tela, página 10.)

A intervenção por radioterapia deve ser feita com preferencia após o parto, sendo que normalmente o tratamento utilizado é a quimioterapia sistêmica.

AMAMENTAÇÃO

É sabido que durante a gestação ocorre muitas mudanças nas mamas da gestante . 
Acontece, que no caso em pauta as vezes essas mudanças impossibilitam um diagnóstico que quanto mais precoce, melhor para o tratamento.
Em se tratando da possibilidade de amamentar vai depender do tratamento utilizado, do grau da doença, e de tudo o que ocorreu.
Caso seja necessário retirar as mamas, retirando os ductos mamários, não haverá possibilidade de prosseguir com a amamentação. Contudo, caso seja unilateral e a mama saudável não passar por nenhum procedimento a produção de leite ocorrerá normalmente e poderá prosseguir com a amamentação.

CONCLUSÃO
Apesar de ser mais frequente do que imaginamos, não há muitos estudos sobre o tema, o que dificulta à propria gestante se ajudar a superar um quadro tão difícil, desta forma mostrou-se no trabalho relatado a importância de uma equipe multidisciplinar, pois o tema é muito aquém do tratamento médico. É preciso que o psicológico da mulher a ajude a família a apoie. É preciso um comprometimendo de toda equipe, médica, familiar e demais profissionais da saúde.

Para as mães que passam por essa fase, deixo minha força e orações. Vocês são fortes e conseguem, por vocês e pelos filhos! <3 Força! 


Sigam nas redes sociais:
Facebook - Jovens Mães
Instagran - @jovensmaesblog pessoal @bruna_bronzato



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: