Pular para o conteúdo principal

Dificuldades reais da maternidade na juventude




Quando dizem que ser mãe cansa eles não estão querendo dizer exatamente que ser mãe cansa; o que cansa é a rotina, a responsabilidade, os medos, incertezas, ter que lavar o dobro, passar o dobro, cozinhar saudavelmente (e acredite, as vezes cansa pensar o que fazer), responder perguntas desnecessárias (acho que se só tirasse essa parte tirava um grande peso da gente), mas aí vem e dizem: vai ser a melhor escolha que você fez na vida.
Mas peraí, não disseram que cansava?
Sim, mas o que cansa não é ser mãe, o que cansa é ter que fazer tudo isso aí e não poder chorar, é ter que mostrar as caras pra todo mundo como super heroína. Ah! e ser mãe nova é horrível. Não porque você não é capaz, ou porque perdeu a juventude como dizem por aí... isso não é absolutamente nada. Você não perdeu a juventude e é muito mais capaz do que imagina, aliás, é jovem, e jovens costumam não ter medos e gostar de desafios, então a maternidade é só mais um. Mas lidar com as perguntas alheias, ter que se preocupar com a vida, com a carreira, isso não é legal, é isso que cansa na maternidade jovem. Mas acreditem, por mais que isso seja um desabafo se você é mãe antes dos 20 sabe bem como é.
Claro, que eu jamais pensaria diferente, se pudesse escolher, SIM, faria tudo novamente. Aos 19 a gente tem disposição, coragem, sonhos grandes pra um bebê, a gente só não tem maturidade, não muita; mas acho incrível como essa coisa de ser madura anda junto com a palavra maternidade (quanto você nasceu pra ser mãe, claro - porque existem umas pessoinhas no mundo que nem sei como as crianças sobrevivem. Mas pra tudo há exceção).
Sinceramente, não sei apontar qual a maior dificuldade em ser jovem mãe; mas com certeza tudo o que citei não é nem de longe uma dificuldade, é apenas mais um desafios que jovens sonhadoras aceitam pra vencer! Pra serem as melhores mães que podem! Porque não é a nossa idade que nos faz maduras é a maternidade em si, ela tem essa capacidade de mudar nossa visão de mundo. E não importa a idade com que fostes mãe vais concordar comigo. 
Aponto aqui como maior dificuldade na juventude maternal: OS OUTROS. Sim, tem gente demais querendo te "ensinar a ser mãe" (e como você é jovem e procura informações, descobre que não passa de dicas que ouviram dizer).
Uma dica: Seja você! Seja mãe! Pesquise em fontes confiáveis, participe de grupos de mães com mesma idade dos seus filhos. Você aprende e você é capaz. Esqueça o "eu fiz assim e meu filho não morreu". Quer mudar mude! Que ser diferente seja! Seja mãe! Você nasceu pra isso. Poderíamos esperar, sim poderíamos, mas aconteceu. E só por ter aceitado o desafio de uma maternidade na juventude você já é a melhor mãe do mundo, foi a maior prova de amor que você deu à seu filho.

Comentários

  1. Arrasou Bru! Ser mãe cansa sim e demanda muito de nosso tempo e dedicação! A mente precisa estar preparada em lidar com a Maternidade, se não a gente pira TOTAL! Carregar essa responsabilidade as vezes nos surpreende com tudo aquilo que a gente se vê disposta a fazer! Mas nós somos guerreiras e merecemos!

    Beijos!

    www.maternicesdabruna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos guerreiras e conseguimos! Obrigada pelo comentário e pela visita Bru. 😘

      Excluir
  2. Oi Bruna,
    Amei o post, não fui mãe jovem por opção, somos guerreiras independente da idade que escolhemos ser mães!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que guerreiras! ❤
      Obrigada pela visita e pelo comentário Line. 😘

      Excluir
  3. Que texto perfeito! Tenho algumas colegas que engravidaram jovens, mas, na minha opinião? Ser mãe jovem é melhor, pois você acompanha boa parte da vida do seu filho né?! Ele vira seu companheiro, seu parceiro! Claro que pra tudo há dificuldades e a aceitação não só na sociedade como na própria família, é bem complicado, mas, não vejo isso como uma coisa negativa, ser mãe é lindo! É algo inexplicável e eu digo isso porque acompanhei as duas gravidez da minha irmã mais velha e: muito amor <3

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim. Quanto mais nova mais disposta! E ser mãe independe de idade.
      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  4. Eu tive o meu com 25 anos, e ainda queria ter outro antes dos 40 anos. Mas Deus sabe de todas as coisas rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe logo terás! 🙏
      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  5. realmente as tarefas diárias não são fáceis, mas como sempre diga, passa muito rápido!!!
    beijinhos e volte sempre
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como passa Adélia. Já sinto saudades!
      Obrigada pela visita. Beijos 😘

      Excluir
  6. Que texto ótimo,falou muitas verdades dessa nossa louca aventura de ser mãe rsrsr
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aventura louca e boa! ❤
      Obrigada pela visita.
      Beijos. 😘

      Excluir
  7. Oi, Bruna.
    Apesar de não passa pela mesma situação, amei o seu depoimento sobre esse momento particular. Muito real e doce.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto! Ainda não sou mãe, perdi meu bebê há 1 ano e meio mas quem sabe logo não planejo o segundo hehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Carol, que triste.. 😢
      Eu também perdi meu segundo bebê a 6 meses.
      Mas Deus sabe o que faz.
      E logo terás o prazer de entrar nesse mundo louco e lindo.
      Obrigada pela visita.
      Beijos. 😘

      Excluir
  9. Respostas
    1. Kkk Ana! Mas vale a pena!
      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  10. Olá! Ainda não sou mãe, mas sempre ouço isso de quem entrou para a maternidade!


    Beijinhos,

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um dia vai falar tbm! Rsrs 🙏
      Obrigada pela visita. Beijos. 😘

      Excluir
  11. Que post lindo Bruna! Ser mãe é lindo e o que cansa mesmo são os afazeres diário. A minha princesa tem 6 anos agora e o cansaço e as preocupações são outras, mais valem cada minuto do meu dia, não trocaria isso por nada nessa vida!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que post lindo Bruna! Ser mãe é lindo e o que cansa mesmo são os afazeres diário. A minha princesa tem 6 anos agora e o cansaço e as preocupações são outras, mais valem cada minuto do meu dia, não trocaria isso por nada nessa vida!!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:01 AM

    Eu quero engravida mais não sei quando mesmo sendo casada a 6 anos e tendo uma vida e relacionamento estável não me sinto preparada.

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. É cansativo sim, mas não há coisa melhor no mundo, é um amor inexplicável, não troco por nada!

    ResponderExcluir
  15. É cansativo sim, mas não há coisa melhor no mundo, é um amor inexplicável, não troco por nada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Cinematerna ❤ - A Era do Gelo - O Big Bang

Como sabem, adoro cinema. O filme dessa semana foi "A Era do Gelo - o Big Bang", que é a 5ª da animação. Rir com a vovó do Sid é inevitável. E eu particularmente adoro todos eles. Lara gostou muito do filme, é animadinho. Mas era só o Sid sair de cena que ficava perguntando (pro cinema todo ouvir): "Mamãe, cadê o Sid?", "Mamãe, o Sid!" Eu e minha coleção de baldes. rsrs Ice Age: Collision Course, também chamado nos Estados Unidos de Ice Age 5, é um filme de animação infantil em 3D, norte-americano produzido pela 20th Century Fox em 2016.  Wikipédia Data de lançamento :  14 de julho de 2016 ( Brasil ) Direção :  Mike Thurmeier ,  Galen T. Chu Série de filmes :  A Era do Gelo Música composta por :  John Debney , David Newman Produção :  Carlos Saldanha ,  Lori Forte ❤ O que acharam do filme? Alguém assistiu ou quer assistir? Ainda nos cinemas, dá tempo! 

A primeira vez que senti meu bebê mexer

A melhor sensação... "Dia 15 de agosto, mamãe foi à cidade de Rafard/SP para fazer os exames para admissão na prefeitura municipal. Fomos fazer os exames de raio-x* com as devidas precauções para não machucar você, e enquanto esperávamos, deitada, mamãe sentiu você mexer pela primeira vez! Você ficou um 'pelotinho'. Foi maravilhoso sentir você!" Hoje, abri exatamente essa página do "diário da gestação", há exatamente dois anos senti a primeira manifestação da Lara. Isso é emocionante e os movimentos do bebê nos acompanham o tempo todo e é uma das coisas mais sensacionais que já vivi. Já estava aí de 17 semanas e a barriga crescendo... *O exame de raio-x pode ser feito na gestação, usando-se uma colete de chumbo protetor. Mas se poder evitar tal exame, a recomendação dos médicos é que se adie para depois da gestação. Mas não há problemas em se fazer uma radiografia diagnóstica tomando-se tais precauções. Leia + Fui aprovada e...

Os Quatro Porquinhos

 Algo que muito aflige os pais é a Educação dos filhos e a forma correta de ensiná-los. Há pais que se preocupam, inclusive, com o que é transmitido na televisão e de que forma isso vem atingindo seus filhos. Como é de notório saber popular, existe uma família de porquinhos que atinge diretamente crianças entre 1 a 5 anos de idade (senão menos ou mais), não há criança que não conheça e que não queira um brinquedo, uma roupa, ou até mesmo comida com embalagem dos personagens; não só esse tão famoso desenhos, mas também filmes, inclusive o das irmãs atualmente mais famoso da Disney; que a meu ver, em si próprios não são ofensivos à educação da criança, apesar de tantas críticas fundadas, seja pela forma do desenho, relação e comportamento dos personagens. Mas o que pode haver de tão grave aos nossos filhos em um desenho em que a principal ideia é uma família que busca rir de tudo na vida para viver de forma harmoniosa? Ou o que há de tão mal em uma irmã que tenta resolver os pro...