Pular para o conteúdo principal

Dificuldades reais da maternidade na juventude




Quando dizem que ser mãe cansa eles não estão querendo dizer exatamente que ser mãe cansa; o que cansa é a rotina, a responsabilidade, os medos, incertezas, ter que lavar o dobro, passar o dobro, cozinhar saudavelmente (e acredite, as vezes cansa pensar o que fazer), responder perguntas desnecessárias (acho que se só tirasse essa parte tirava um grande peso da gente), mas aí vem e dizem: vai ser a melhor escolha que você fez na vida.
Mas peraí, não disseram que cansava?
Sim, mas o que cansa não é ser mãe, o que cansa é ter que fazer tudo isso aí e não poder chorar, é ter que mostrar as caras pra todo mundo como super heroína. Ah! e ser mãe nova é horrível. Não porque você não é capaz, ou porque perdeu a juventude como dizem por aí... isso não é absolutamente nada. Você não perdeu a juventude e é muito mais capaz do que imagina, aliás, é jovem, e jovens costumam não ter medos e gostar de desafios, então a maternidade é só mais um. Mas lidar com as perguntas alheias, ter que se preocupar com a vida, com a carreira, isso não é legal, é isso que cansa na maternidade jovem. Mas acreditem, por mais que isso seja um desabafo se você é mãe antes dos 20 sabe bem como é.
Claro, que eu jamais pensaria diferente, se pudesse escolher, SIM, faria tudo novamente. Aos 19 a gente tem disposição, coragem, sonhos grandes pra um bebê, a gente só não tem maturidade, não muita; mas acho incrível como essa coisa de ser madura anda junto com a palavra maternidade (quanto você nasceu pra ser mãe, claro - porque existem umas pessoinhas no mundo que nem sei como as crianças sobrevivem. Mas pra tudo há exceção).
Sinceramente, não sei apontar qual a maior dificuldade em ser jovem mãe; mas com certeza tudo o que citei não é nem de longe uma dificuldade, é apenas mais um desafios que jovens sonhadoras aceitam pra vencer! Pra serem as melhores mães que podem! Porque não é a nossa idade que nos faz maduras é a maternidade em si, ela tem essa capacidade de mudar nossa visão de mundo. E não importa a idade com que fostes mãe vais concordar comigo. 
Aponto aqui como maior dificuldade na juventude maternal: OS OUTROS. Sim, tem gente demais querendo te "ensinar a ser mãe" (e como você é jovem e procura informações, descobre que não passa de dicas que ouviram dizer).
Uma dica: Seja você! Seja mãe! Pesquise em fontes confiáveis, participe de grupos de mães com mesma idade dos seus filhos. Você aprende e você é capaz. Esqueça o "eu fiz assim e meu filho não morreu". Quer mudar mude! Que ser diferente seja! Seja mãe! Você nasceu pra isso. Poderíamos esperar, sim poderíamos, mas aconteceu. E só por ter aceitado o desafio de uma maternidade na juventude você já é a melhor mãe do mundo, foi a maior prova de amor que você deu à seu filho.

Comentários

  1. Arrasou Bru! Ser mãe cansa sim e demanda muito de nosso tempo e dedicação! A mente precisa estar preparada em lidar com a Maternidade, se não a gente pira TOTAL! Carregar essa responsabilidade as vezes nos surpreende com tudo aquilo que a gente se vê disposta a fazer! Mas nós somos guerreiras e merecemos!

    Beijos!

    www.maternicesdabruna.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos guerreiras e conseguimos! Obrigada pelo comentário e pela visita Bru. 😘

      Excluir
  2. Oi Bruna,
    Amei o post, não fui mãe jovem por opção, somos guerreiras independente da idade que escolhemos ser mães!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E que guerreiras! ❤
      Obrigada pela visita e pelo comentário Line. 😘

      Excluir
  3. Que texto perfeito! Tenho algumas colegas que engravidaram jovens, mas, na minha opinião? Ser mãe jovem é melhor, pois você acompanha boa parte da vida do seu filho né?! Ele vira seu companheiro, seu parceiro! Claro que pra tudo há dificuldades e a aceitação não só na sociedade como na própria família, é bem complicado, mas, não vejo isso como uma coisa negativa, ser mãe é lindo! É algo inexplicável e eu digo isso porque acompanhei as duas gravidez da minha irmã mais velha e: muito amor <3

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também penso assim. Quanto mais nova mais disposta! E ser mãe independe de idade.
      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  4. Eu tive o meu com 25 anos, e ainda queria ter outro antes dos 40 anos. Mas Deus sabe de todas as coisas rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe logo terás! 🙏
      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  5. realmente as tarefas diárias não são fáceis, mas como sempre diga, passa muito rápido!!!
    beijinhos e volte sempre
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como passa Adélia. Já sinto saudades!
      Obrigada pela visita. Beijos 😘

      Excluir
  6. Que texto ótimo,falou muitas verdades dessa nossa louca aventura de ser mãe rsrsr
    Beijo
    http://www.simplesedoce.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aventura louca e boa! ❤
      Obrigada pela visita.
      Beijos. 😘

      Excluir
  7. Oi, Bruna.
    Apesar de não passa pela mesma situação, amei o seu depoimento sobre esse momento particular. Muito real e doce.
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto! Ainda não sou mãe, perdi meu bebê há 1 ano e meio mas quem sabe logo não planejo o segundo hehe
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Carol, que triste.. 😢
      Eu também perdi meu segundo bebê a 6 meses.
      Mas Deus sabe o que faz.
      E logo terás o prazer de entrar nesse mundo louco e lindo.
      Obrigada pela visita.
      Beijos. 😘

      Excluir
  9. Respostas
    1. Kkk Ana! Mas vale a pena!
      Obrigada pela visita. 😘

      Excluir
  10. Olá! Ainda não sou mãe, mas sempre ouço isso de quem entrou para a maternidade!


    Beijinhos,

    Beatriz - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E um dia vai falar tbm! Rsrs 🙏
      Obrigada pela visita. Beijos. 😘

      Excluir
  11. Que post lindo Bruna! Ser mãe é lindo e o que cansa mesmo são os afazeres diário. A minha princesa tem 6 anos agora e o cansaço e as preocupações são outras, mais valem cada minuto do meu dia, não trocaria isso por nada nessa vida!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que post lindo Bruna! Ser mãe é lindo e o que cansa mesmo são os afazeres diário. A minha princesa tem 6 anos agora e o cansaço e as preocupações são outras, mais valem cada minuto do meu dia, não trocaria isso por nada nessa vida!!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Anônimo11:01 AM

    Eu quero engravida mais não sei quando mesmo sendo casada a 6 anos e tendo uma vida e relacionamento estável não me sinto preparada.

    www.omundodadayse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. É cansativo sim, mas não há coisa melhor no mundo, é um amor inexplicável, não troco por nada!

    ResponderExcluir
  15. É cansativo sim, mas não há coisa melhor no mundo, é um amor inexplicável, não troco por nada!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: