Pular para o conteúdo principal

Quanto custa ter um filho?

Em uma rápida busca pela internet conseguimos encontrar cálculos de economistas levando em consideração tudo o que envolve criar um filho. Muito se fala em planejamento financeiro, pois ter um filho custa muito. 
Bom, mas sabemos que na grande maioria não há planejamento, quantos filhos (mesmo de famílias planejadas) vem "fora de hora", em momentos inesperados?
Ninguém faz uma reserva total para criar filhos e mesmo assim decide tê-los (ou os tem por acaso). 
A maioria primeiro os tem, e só depois vamos descobrir quanto custa uma fralda, um remédio, uma roupa, etc, etc...



Acontece que não há cálculo que defina o valor de um filho.

Porque no fundo não importa quanto custa ter um, nenhum dinheiro do mundo é capaz de pagar a felicidade que eles podem trazer. É muito mais que custo, é valor.

E por terem esse valor, damos nosso melhor dia a dia para eles, alguns pais trabalham horas e horas, outros empreendem, outros fazem extras e por aí vai. 

Mas no fim, o que realmente funciona?

Quando tive a Lara eu achava que guardar dinheiro na poupança bastava, e era só o que fazia. Gastava dentro do limite, planejava todos os gastos (incluindo os imprevistos), e conseguia sobreviver bem.

Depois do Lucca que fui descobrir sobre investimentos, e porque investir é melhor que poupar. Foi estudando sobre esse assunto que comecei também a pensar no futuro deles (estilo pais americanos que guardam dinheiro pra faculdade, sabe?). 
Previdência privada, poupança, investimentos, renda fixa, variável, foram termos que entraram nos meus estudos e consequentemente na minha organização financeira. 

Eu consegui terminar a faculdade (passei um perrengue financeiro no último ano maior que nos outros), mas agora já penso além. Não trabalhamos apenas para gastar...

Quem quiser saber mais sobre como fiz os controles durante a faculdade, manda um e-mail para bronzato78@gmail.com com assunto "Planejamento financeiro" que envio um modelo de planejamento. Afinal, o custo de uma faculdade é muito mais que livros; e filhos muito mais que fraldas. E como organizar isso e ainda investir? 

Nossos filhos são nossos maiores investimentos, e o que estamos fazendo para eles nesse sentido? O que vocês fazem?

Me contem aqui.[

E o que acham de acompanhar essa minha nova estruturação financeira familiar?

Comentários

  1. Que legal. Fiquei curiosa. Parabéns pelo blog e texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Espero que goste dos próximos temas

      Excluir
  2. Opa divide conosco aqui.
    Ter filhos não é só gastos financeiros, há tb o emocional ficamos nervosas rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emocional vai muito além, né. Mas com ctz o financeiro tbm mexe com o emocional dos pais, por isso tão importante se organizar.

      Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: