Pular para o conteúdo principal

Quanto custa ter um filho?

Em uma rápida busca pela internet conseguimos encontrar cálculos de economistas levando em consideração tudo o que envolve criar um filho. Muito se fala em planejamento financeiro, pois ter um filho custa muito. 
Bom, mas sabemos que na grande maioria não há planejamento, quantos filhos (mesmo de famílias planejadas) vem "fora de hora", em momentos inesperados?
Ninguém faz uma reserva total para criar filhos e mesmo assim decide tê-los (ou os tem por acaso). 
A maioria primeiro os tem, e só depois vamos descobrir quanto custa uma fralda, um remédio, uma roupa, etc, etc...



Acontece que não há cálculo que defina o valor de um filho.

Porque no fundo não importa quanto custa ter um, nenhum dinheiro do mundo é capaz de pagar a felicidade que eles podem trazer. É muito mais que custo, é valor.

E por terem esse valor, damos nosso melhor dia a dia para eles, alguns pais trabalham horas e horas, outros empreendem, outros fazem extras e por aí vai. 

Mas no fim, o que realmente funciona?

Quando tive a Lara eu achava que guardar dinheiro na poupança bastava, e era só o que fazia. Gastava dentro do limite, planejava todos os gastos (incluindo os imprevistos), e conseguia sobreviver bem.

Depois do Lucca que fui descobrir sobre investimentos, e porque investir é melhor que poupar. Foi estudando sobre esse assunto que comecei também a pensar no futuro deles (estilo pais americanos que guardam dinheiro pra faculdade, sabe?). 
Previdência privada, poupança, investimentos, renda fixa, variável, foram termos que entraram nos meus estudos e consequentemente na minha organização financeira. 

Eu consegui terminar a faculdade (passei um perrengue financeiro no último ano maior que nos outros), mas agora já penso além. Não trabalhamos apenas para gastar...

Quem quiser saber mais sobre como fiz os controles durante a faculdade, manda um e-mail para bronzato78@gmail.com com assunto "Planejamento financeiro" que envio um modelo de planejamento. Afinal, o custo de uma faculdade é muito mais que livros; e filhos muito mais que fraldas. E como organizar isso e ainda investir? 

Nossos filhos são nossos maiores investimentos, e o que estamos fazendo para eles nesse sentido? O que vocês fazem?

Me contem aqui.[

E o que acham de acompanhar essa minha nova estruturação financeira familiar?

Comentários

  1. Que legal. Fiquei curiosa. Parabéns pelo blog e texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Espero que goste dos próximos temas

      Excluir
  2. Opa divide conosco aqui.
    Ter filhos não é só gastos financeiros, há tb o emocional ficamos nervosas rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O emocional vai muito além, né. Mas com ctz o financeiro tbm mexe com o emocional dos pais, por isso tão importante se organizar.

      Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Sua opinião é sempre importante! Deixe seu comentario e seu link que contribuiremos a visita de todos com prazer :)
Obrigada pela visita! *-*
Beijos

Postagens mais visitadas deste blog

Perdi meu bebê ainda na gestação, quais meus direitos?

O direito dos bebês estrela,  por  dra. Laura Cardoso Quando perdemos um filho, é imensurável a dor. Para quem não sabe, já passei por essa experiência e contei um pouco aqui: A Alegria da Gravidez depois da perda Na época, mesmo já sendo estudante do 4º ano de Direito, eu não me atentei aos direitos que me me valiam, não queria estudar ou falar sobre isso. Porém hoje entendo o quanto é necessário.  Usufruir do que a legislação nos garante, não alivia a dor, mas torna o momento digno e verdadeiramente humano, e esse é o papel da justiça. Mas afinal, o que são bebês estrela? Nas palavras da Dra. Laura Cardoso: "Bebês estrela são aqueles que viraram estrela em detrimento de uma situação de abortamento ou perda gestacional" São aqueles bebês que viveram no ventre materno, mas não chegaram a nascer com vida, por algum problema durante a gestação. Não é porque uma mãe perde um bebê durante a gestação que ela deixa de ser mãe, ela passa a ser mãe de uma bebê estrela. Por isso é tão

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer:

"Lei Julia Matos" - Lei em prol às advogadas gestantes - 11 de Agosto / Dia do Advogado

Toda gestante que trabalha, sejá lá qual for a profissão, autônoma ou não, sabe das dificuldades que são encarar uma gestação sem porder deixar de trabalhar, ou sem se quer mudar a rotina.  Acontece, que a maioria das gestantes já tem seus direitos garantidos pela CLT, nos casos de empregadas regido por esta lei. Sempre pensei em como seria ser advogada gestante. A Lei que dá título ao post - chamada  Lei Julia Matos  altera os artigos previstos no Código de Processo Civil, bem como o Estatuto da Advocacia; garantindo certos direitos que são essenciais às mulheres gestantes. Dentre as quais: