Pular para o conteúdo principal

O uso do canabidiol (maconha) como tratamento para autismo e o direito de usá-lo

Primeiramente, vale ressaltar que autistas são, aos olhos do Direito, consideradas pessoas com deficiência; essa nomenclatura é importante para garantir o acesso à diversos direitos inerentes a este instituto. Para saber mais, a Dra. Juliana Zatt já fez um post aqui sobre isso, leia aqui:

Autistas são considerados pessoas com deficiência

Neste sentido, hoje ela aborda novamente o tema, mais especificamente sobre o uso do canabidiol no tratamento do autismo e a batalha judicial para liberar seu uso. Nas palavras da Dra. Juliana:


"Maconha ou canabidiol, como é chamado cientificamente, é amplamente usado como tratamento alternativo em diversas enfermidades.

Sua eficácia já foi comprovada através de inúmeros estudos científicos e em muitos países o comércio da maconha para fins medicinais, e até mesmo o cultivo caseiro, é permitido.

Além de tratar enfermidades como glaucoma, epilepsia severa e fibromialgia, o óleo de canabidiol também é usado no tratamento de pessoas autistas.

Nesses, o canabidiol auxilia reduzindo a agitação generalizada, provocada pelo excesso de estímulos neurais e, por isso, tem efeito terapêutico.

No Brasil ainda enfrentamos verdadeira batalha judicial para acesso a tratamentos com esse componente, pois por ser a maconha considerada produto ilícito, seu cultivo e comercialização é crime.

Assim, diversas mães vêm buscando autorização judicial para, não só importar o produto, que é de alto custo, mas também para cultivar a maconha em casa e dela extrair o óleo necessário ao tratamento de seus filhos.

A decisão favorável mais recente foi dada à Associação dos Pacientes do Rio de Janeiro, permitindo o cultivo e extração do óleo por essa.

Obviamente que ainda esbarramos em decisões revestidas de preconceito, mas o caminho vem sendo trilhado e bons ventos sopram, nos trazendo esperança."


Para saber mais, indico:

https://www.cannabisesaude.com.br/autismo-estudo-brasileiro-mostra-eficacia-do-canabidiol/

https://pebmed.com.br/o-potencial-dos-canabinoides-no-tratamento-do-autismo/

http://www.unbciencia.unb.br/biologicas/104-ciencias-biologicas/637-estudo-aponta-beneficios-no-uso-de-cannabis-em-tratamento-com-autistas

https://amame.org.br/cannabis/autismo/

https://www.migalhas.com.br/depeso/317863/cannabis-canabidiol-e-a-justica

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/02/mae-de-menina-com-autismo-obtem-autorizacao-para-plantar-maconha-em-casa.shtml

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53425501


Esse artigo foi produzido com a colaboração da Advogada:

Juliana da Rosa Zatt

Advogada – Direito de Família e Direito dos Autistas

Porto Alegre/RS

Instagram: @advogandoparamaes


Por Bruna Bronzato

Nos sigam nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nascimento do José Vicente

Relato de parto - Cesárea (humanizada) após início do Trabalho de Parto Quando recebo relatos de partos sempre percebo que eles são recheados de particularidades e que cada um é único. Nunca tem um igual e sempre o relato tem algo a nos ensinar. No caso do relato da Tate, ele veio para me mostrar que ser forte é lutar pelo o que acreditamos e saber ceder aos nossos medos para melhor enfrentá-los e principalmente para garantir o melhor ao nossos filhos é ser a mulher mais forte que podemos ser. <3 Entrar em TP e finalizar em uma cesárea eletiva me fez culpar-me por um bom tempo, até eu ler o dela e me sentir acolhida, sentir que tudo bem fazermos escolhas diversas daquela que achávamos que não faríamos de nenhuma forma e aprendemos que somos únicas e que nossos filhos vieram pra nos mostrar que nada é como queremos, é sempre melhor <3  Segue na íntegra: Pra entender muita coisa sobre minhas escolhas e medo , eu fui diagnóstica com transtorno de ansiedade e pânico ...

Nascimento do Cadu

Relato de Parto Humanizado pelo SUS O lindo relato de hoje é da mamãe Fernanda, uma história de superação e amor, uma demonstração de como o apoio e amizade são essenciais. Ter pessoas que nos apoiem do início ao fim faz toda a diferença para, não só um desfecho, mas todo um decorrer maravilhoso. E que a dor nos mostra muito mais que força: nos mostra a mulher de verdade que somos. Segue o relato na íntegra "O relato do meu parto começa na quinta-feira 07/06/2018, um dia que acordei muito emotiva, a  famosa manteiga derretida rsrs no fundo, sentia que ele estava cada vez mais próximo de chegar até mim. Entre 22:30 e 23:30 da noite ( hoje não me recordo ao certo ) começo a sentir contrações, a ficha demora um pouco pra cair rsr comecei a cronometrar e estava a cada 8 minutos, com duração de 40s a 1:30 m. Só fui entender as 02:00h da manhã. Acordei meu marido, disse q achava que estava na hora mas para ele dormir mais um pouco pois iria para o chuveiro. No chuveiro a coisa ...

Centro de Mesas para festa infantil - Tema Jardim Encantado

Casinha de passarinho feita com caixinha de leite Tem um perfil no isntagran que sigo: @inspiresuafesta e também no facebook, que sempre me dá boas ideias para as festinhas que fazemos, da Lara, chá de bebê das amigas, das sobrinhas; nada profissional, mas no fim sempre todas tem um resultado lindo. Vale a pena tentar fazer em casa, principalmente se a grana está curta. Vou deixar o passo a passo dessa casinha, fica uma graça e é fácil e barato fazer: