Pular para o conteúdo principal

O uso do canabidiol (maconha) como tratamento para autismo e o direito de usá-lo

Primeiramente, vale ressaltar que autistas são, aos olhos do Direito, consideradas pessoas com deficiência; essa nomenclatura é importante para garantir o acesso à diversos direitos inerentes a este instituto. Para saber mais, a Dra. Juliana Zatt já fez um post aqui sobre isso, leia aqui:

Autistas são considerados pessoas com deficiência

Neste sentido, hoje ela aborda novamente o tema, mais especificamente sobre o uso do canabidiol no tratamento do autismo e a batalha judicial para liberar seu uso. Nas palavras da Dra. Juliana:


"Maconha ou canabidiol, como é chamado cientificamente, é amplamente usado como tratamento alternativo em diversas enfermidades.

Sua eficácia já foi comprovada através de inúmeros estudos científicos e em muitos países o comércio da maconha para fins medicinais, e até mesmo o cultivo caseiro, é permitido.

Além de tratar enfermidades como glaucoma, epilepsia severa e fibromialgia, o óleo de canabidiol também é usado no tratamento de pessoas autistas.

Nesses, o canabidiol auxilia reduzindo a agitação generalizada, provocada pelo excesso de estímulos neurais e, por isso, tem efeito terapêutico.

No Brasil ainda enfrentamos verdadeira batalha judicial para acesso a tratamentos com esse componente, pois por ser a maconha considerada produto ilícito, seu cultivo e comercialização é crime.

Assim, diversas mães vêm buscando autorização judicial para, não só importar o produto, que é de alto custo, mas também para cultivar a maconha em casa e dela extrair o óleo necessário ao tratamento de seus filhos.

A decisão favorável mais recente foi dada à Associação dos Pacientes do Rio de Janeiro, permitindo o cultivo e extração do óleo por essa.

Obviamente que ainda esbarramos em decisões revestidas de preconceito, mas o caminho vem sendo trilhado e bons ventos sopram, nos trazendo esperança."


Para saber mais, indico:

https://www.cannabisesaude.com.br/autismo-estudo-brasileiro-mostra-eficacia-do-canabidiol/

https://pebmed.com.br/o-potencial-dos-canabinoides-no-tratamento-do-autismo/

http://www.unbciencia.unb.br/biologicas/104-ciencias-biologicas/637-estudo-aponta-beneficios-no-uso-de-cannabis-em-tratamento-com-autistas

https://amame.org.br/cannabis/autismo/

https://www.migalhas.com.br/depeso/317863/cannabis-canabidiol-e-a-justica

https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2019/02/mae-de-menina-com-autismo-obtem-autorizacao-para-plantar-maconha-em-casa.shtml

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53425501


Esse artigo foi produzido com a colaboração da Advogada:

Juliana da Rosa Zatt

Advogada – Direito de Família e Direito dos Autistas

Porto Alegre/RS

Instagram: @advogandoparamaes


Por Bruna Bronzato

Nos sigam nas redes sociais:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chá do Lucca - Céu encantado

Estou devendo o post do chá do Lucca , tá eu sei.. rsrs Mas estou voltando a rotina agora (gente, que doidera ser mae de dois e conciliar tudo kkk - mas vale muito a pena, sério). Então, vou deixar umas fotos de como ficou a decoração feita toda pela família (já sabem né? Quiserem uma festinha simples e linda e fugir um pouco do tradicional, nos contate, via email, direct no insta, menssenger, fiquem a vontade, hehe). Mas a maior parte é confecção de minha mãe, eu só idealizo ahaha. Espero que gostem. Agora estamos nos preparativos para batizado (simples também) e festa de 4 anos da Lara ( vou ficar doida! ) Para contatos e orçamentos:  Email: bronzato78@gmail.com ou via Whats app (11) 98986-9043 (Bruna ou Kátia). Lembrancinas enviamos para todo país, Doces e decoração região de Sorocaba.

Eu quero uma casa na árvore - especial dia das crianças

Do nada sou surpreendida com essa frase: "mamãe,  eu queria uma casa na árvore " Perai, árvore?! Nem temos árvore em casa  Aí vai lá a mãe super compreensiva que sou, explicar que não dá pra termos uma casa na árvore,  que nem árvore temos e etc... ela me solta: "mas é só comprar!" (RSRS) Então,  como toda mãe boba eu mando para a família toda essa pequena "historinha" da casa na árvore.  Todos riem e acham muito fofa, claro... Mas eis que minha mãe sabe o que é "a casa na árvore": é uma casa na árvore, passa naquele canal de desenho. Gente,  quem não entendeu que era um brinquedo?  (RSRS) Como ela nunca nos pede nada, e eu queria dar alguma coisa pra ela, já que depois da chegada do irmaozinho quem ganha tudo é ele, e o dia da crianças estava aí, juntamos o útil ao agradável; e agora temos uma casa na árvore em casa. Rsrs E por aí? Houve pedidos inéditos? 

Onde fui me meter?

As vezes me pego pensando onde eu estava com a cabeça quando decidi ser mãe (sim, eu decidi em todas as vezes). Eu não planejei uma vida como a maioria das mulheres e como a sociedade diz que tem que ser, eu apenas senti que deveria deixar acontecer, e Deus agraciou minha fertilidade e me deu os filhos que um dia eu sonhei ter. Que loucura me meti! Com certeza a maior e melhor da vida. Uma coisa meio doida que me deixa pirada. Uma hora me sinto cheia de energia, consigo plane jar várias coisas, brincar, estimular, (re)viver a infância com eles. Mas tem horas que simplesmente acho que não vou dar conta. O mundo cobra muito. Cobra uma educação correta, cobra mães exemplares... já falei muito sobre isso, e apesar de dar dicas de como não ficar louca com essa cobrança social toda (principalmente se vc é mãe antes dos 25 - sei lá pq acham que vc não sabe ser mae), eu sou a primeira a enlouquecer. As vezes, volto para ler meus textos que escrevi "para os outros" e no fundo